Fernando Couto: Esboço para um retrato
Resumo
A Beira, que tem a sua origem na povoação do Bangué, localiza-se numa estreita faixa de terreno junto à foz do rio Pungoé, na sua margem esquerda. A sua existência deve-se à posição privilegiada, numa futura rede de transportes ferro-portuários, servindo o interior do continente, tal como estava previsto no Tratado Anglo-Português de 1891.
Encerrado o ciclo de governação da majestática “Companhia de Moçambique” em 1942, o governo português procedeu ainda ao “resgate” do porto da Beira, em 1948, que tinha sido explorado durante quase meio século pela “Beira Works” e, no ano seguinte, adquiriu a linha do caminho de ferro, à então “Beira Railway”. No seu seguimento, procedeu-se ao reequipamento e modernização do material ferroviário e, no caso do porto, à sua expansão, com a construção dos cais 6 e 7. Ainda hoje, a infra-estrutura ferro-portuária, agora concessionada a uma empresa privada, marca de forma indelével a fisionomia da cidade.
(...)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).