AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ECÓLOGOS MARINHOS NA GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

  • Francisco Barros UFBA
  • Alice Loyola PPGEcoBio UFBA

Palavras-chave:

monografia, lógica na ciência, teste de hipótese, delineamento amostral, ferramentas estatísticas

Resumo

Em cursos de bacharelado de Ciências Biológicas, o aluno de graduação necessita fazer um trabalho de conclusão de curso, denominado monografia, e que pode ser comparado a um artigo científico sobre determinado tema, podendo assim apresentar deficiências e qualidades similares a um artigo científico. Bons trabalhos monográficos podem refletir na produção futura de bons artigos científicos. O presente trabalho visa fornecer um panorama geral da qualidade das monografias realizadas na área de Ecologia Marinha dentro do Instituto de Biologia da UFBA entre os anos de 2002 a 2008, e assim fornecer possíveis soluções para os problemas encontrados. Foram avaliadas a fundamentação teórica, a qualidade das hipóteses, a adequação do delineamento e das análises estatísticas, além da coerência das conclusões. Foram testadas as hipóteses de que (1) a qualidade das monografias melhoraria com o tempo; (2) pelo menos metade das monografias feitas não teria hipótese explícita testável; (3) as análises estatísticas feitas por pelo menos 30% das monografias seriam inapropriadas; (4) pelo menos metade das monografias na sua discussão não abordaria as idéias presentes na introdução; (5) a conclusão de pelo menos 70% das monografias seria inapropriada; (6) pelo menos 30% do referencial teórico utilizado na introdução e na discussão possuiriam baixa qualidade. Os resultados mostraram que a qualidade das monografias não melhorou ao longo dos anos. Além disso, que uma pequena quantidade de monografias apresentou uma hipótese explícita testável e que a maioria das monografias apresentou análises estatísticas inadequadas para o teste da hipótese. Foi verificado ainda que grande parte das monografias não discutiram todas as idéias presentes na introdução e que a maioria das monografias não apresentaram uma conclusão adequada. Finalmente, foi observado que uma grande quantidade de referencial teórico de qualidade baixa ou duvidosa foi utilizada. Para minimizar as deficiências encontradas sugere-se que um enfoque maior deve ser dado, tanto dentro da instituição quanto no panorama geral da ecologia marinha, com relação a importância da formulação de uma boa hipótese, de um bom delineamento, e da utilização de boas ferramentas estatísticas, considerando esses pontos como um processo integrado para se fazer boa ciência.

Biografia do Autor

Francisco Barros, UFBA

Possui graduação em Oceanografia pela FURG (1992), mestrado em Ecologia pela USP (1997), doutorado em Ecologia Marinha - Universidade de Sydney (2002) e pos-doutorado pela Universidade de Sydney (2002) e pela UFBA (DCR, 2003-2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e Coordenador do Programa de Pos Graduacao em Ecologia e Biomonitoramento. Tem experiência na área de Oceanografia Biologica e Ecologia, com ênfase em ecologia bentonica marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia marinha, bentos, sistemas estuarinos, macrofauna bentonica e delineamento experimental.

Alice Loyola, PPGEcoBio UFBA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é discente do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Ecologia e Biologia Marinha, com ênfase em ecologia geral, ecologia marinha, ecologia estuarina, bentos e macrofauna bentônica.

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Publicado

2010-12-31