DESAFIOS E PRÁTICAS NA GESTÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Pandemia, Universidade pública, Gestão Universitária, Administração Pública, Ensino Superior.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a prática da gestão universitária em nível departamental durante o primeiro ano da pandemia pela COVID-19, 2020. Trata-se de um relato de experiência, que, precedido de uma contextualização acerca das resoluções adotadas nas instâncias colegiadas da universidade, incluiu a descrição dos fenômenos envolvidos e posterior discussão em torno dos desafios enfrentados e das estratégias adotadas pela gestão do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os principais desafios identificados foram a impessoalidade, os conflitos e os excessos no trabalho virtual. Entre as estratégias adotadas, destacaram-se: o investimento em formas assertivas de comunicação, a transparência dos processos da gestão e o compartilhamento das decisões. Concluiu-se que a gestão universitária é uma atividade em constante construção e que apesar da possibilidade de alguns processos burocráticos e administrativos serem determinados por protocolos, outros processos políticos-institucionais não são passíveis de determinação por único modo de se fazer. O contexto social, cultural e político afetou diretamente as atividades da Universidade e trouxe novas demandas, que ainda necessitam de estudos, pesquisas, ações e reflexões para serem respondidas.
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