Terapia Ocupacional na universidade pública e ações de enfrentamento à Covid-19: singularidades e/nas multiplicidades/Occupational therapy at the public university and actions to confront Covid-19: singularities and/in multiplicities

Carla Regina Silva, Alana de Paiva Nogueira Fornereto, Alessandra Rossi Paolillo, Alice Fernandes Andrade, Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Claudia Aline Valente Santos, Gerusa Ferreira Lourenço, Giovana Garcia Morato, Larissa Campagna Martini, Luciana Bolzan Agnelli Martinez, Marina Jorge da Silva, Sara Mariana de Castro, Sabrina Helena Ferigato, Isabela Aparecida de Oliveira Lussi, Débora Couto de Melo Carrijo

Resumo


Frente aos impactos causados pela pandemia de COVID–19 tem-se inaugurado experiências em diversas áreas profissionais, dentre as quais se destaca a Terapia Ocupacional. Identifica-se contribuições da área a partir da universidade pública e a produção de ações integradas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e produção acadêmica. A partir do relato de experiências vividas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ilustra-se como a dinamicidade do momento que tem convocado a (re)pensar a função social da universidade e imposto a necessidade de adotar novas reflexões e estratégias para a continuidade e/ou reorientação do trabalho para responder demandas de proporções pandêmicas, na interação entre docentes e discentes. Além disso, nota-se que o fomento de ações de apoio, acolhimento e cuidado, para além de questões administrativas e de caráter acadêmico pedagógicas, têm sido uma diretriz comum.

Abstract

Considering the impacts caused by CoVid–19 pandemic, experiences have been opened in several professional areas, among which the occupational therapy performance stands out. Identify themselves contributions from public universities and from integrated actions of management, teaching, research, extension and academic production. From lived experience's at the Federal University of São Carlos (UFSCar) reports, it is illustrated how the moment's dynamism called us to (re) think the university social function and imposed the need to adopt new reflections and strategies for continuity and / or work reorientation , in response of pandemic proportions demands, in the interaction between teachers and students. In addition, it is noted that promoting support, welcoming and care actions, beyond the administrative and pedagogical issues, have been a common guideline.

Key words: Teaching; Search; Extension; Pandemic; Professional qualification.

 

Resumen

Ante los impactos causados por la pandemia de COVID-19, se han lanzado experiencias en varias áreas profesionales, entre las cuales se destaca la Terapia Ocupacional. Identifica contribuciones para la disciplina desde la universidad pública y la producción de acciones integradas para la gestión, la enseñanza, la investigación, la extensión y la producción académica. A partir de la narrativa de experiencias vividas en la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar), se ilustra cómo el dinamismo del momento que llamó a (re)pensar la función social de la universidad e impuso la necesidad de adoptar nuevas reflexiones y estrategias para el continuidad y/o reorientación del trabajo para responder a demandas de proporciones pandémicas, entre la interacción de docentes y alumnos. Además, se observa que la promoción de acciones de apoyo, acogida y atención, además de cuestiones pedagógicas administrativas y académicas, ha sido una guía común.

Palabras clave: Enseñanza; Investigación; Extensión; Pandemia; Formación profesional.

 


Palavras-chave


Ensino; Pesquisa; Extensão; Pandemia; Formação Profissional

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DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34463

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