ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA: A FUNDAÇÃO DE ROMA EM AB VRBE CONDITA DE TITO LÍVIO (SÉCULO I a.C.)
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinixv21.2.n.7Palavras-chave:
Memória, História, Fundação de Roma, Poder, Imagens.Resumo
A proposta deste artigo é fazer observações críticas sobre a relação entre memória e História. Como ponto de partida, analisaremos a Fundação de Roma em Ab Vrbe Condita de Lívio. Compreendemos o conceito de memória como um mecanismo de poder que implica, em outras palavras, a utilização no presente de imagens sobre o passado. A partir desse suporte analítico, discutiremos a construção de imagens do passado lendário, entendendo dessa forma os dispositivos de consolidação e legitimação dos cidadãos romanos no período de Augusto.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).