ENTRE FATO E FAKE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE AS FAKE NEWS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n2.65033

Resumen

O presente artigo tem como propósito analisar os modos como se constituem efeitos de sentidos para as fake news no discurso jornalístico brasileiro. O corpus de análise é constituído por uma reportagem e uma série de cinco vídeos produzidos pelo serviço de checagem de notícias “Fato ou Fake”, associado ao Portal de Notícias G1, com circulação nos meses de março e abril de 2022, com vistas a tirar dúvidas sobre a produção e circulação de notícias falsas no cenário jornalístico-midiático brasileiro. O referencial teórico-metodológico tem como base a análise de discurso proposta por Michel Pêcheux, tomando o discurso como um objeto que permite a compreensão do modo como a linguagem produz sentidos, o que se dá a partir da inscrição da língua na história. As análises se voltam ao modo como o serviço de checagem de notícias “Fato ou Fake” produz, em seu dizer, efeitos de sentidos para si e para os seus leitores-seguidores; bem como ao modo como discursivamente se produzem, no discurso midiático, efeitos de sentidos para as fake news em relação às práticas jornalísticas vigentes.

Biografía del autor/a

Silmara Dela Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008). Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem, na UFF, com bolsa FAPERJ [Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio CAPES/FAPERJ] (2009-2010). Atualmente é Professora Adjunta da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, Setor Linguística, e pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), o qual coordena em conjunto com as professoras Bethania Mariani e Vanise Medeiros. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e Jovem Cientista FAPERJ (2015/2017). Foi coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL (biênio 2014/2016). Tem experiência como jornalista e docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social, e os seus estudos têm como foco a análise dos discursos da/sobre a mídia.

Ana Clara Ferreira Pina, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda de Letras - Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no grupo de pesquisa MiDi - Mídia e(m) Discurso.

Publicado

2024-08-27

Número

Sección

Artículos