ENTRE FATO E FAKE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE AS FAKE NEWS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n2.65033

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar os modos como se constituem efeitos de sentidos para as fake news no discurso jornalístico brasileiro. O corpus de análise é constituído por uma reportagem e uma série de cinco vídeos produzidos pelo serviço de checagem de notícias “Fato ou Fake”, associado ao Portal de Notícias G1, com circulação nos meses de março e abril de 2022, com vistas a tirar dúvidas sobre a produção e circulação de notícias falsas no cenário jornalístico-midiático brasileiro. O referencial teórico-metodológico tem como base a análise de discurso proposta por Michel Pêcheux, tomando o discurso como um objeto que permite a compreensão do modo como a linguagem produz sentidos, o que se dá a partir da inscrição da língua na história. As análises se voltam ao modo como o serviço de checagem de notícias “Fato ou Fake” produz, em seu dizer, efeitos de sentidos para si e para os seus leitores-seguidores; bem como ao modo como discursivamente se produzem, no discurso midiático, efeitos de sentidos para as fake news em relação às práticas jornalísticas vigentes.

Biografia do Autor

Silmara Dela Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008). Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem, na UFF, com bolsa FAPERJ [Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio CAPES/FAPERJ] (2009-2010). Atualmente é Professora Adjunta da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, Setor Linguística, e pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), o qual coordena em conjunto com as professoras Bethania Mariani e Vanise Medeiros. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e Jovem Cientista FAPERJ (2015/2017). Foi coordenadora do GT de Análise do Discurso da ANPOLL (biênio 2014/2016). Tem experiência como jornalista e docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social, e os seus estudos têm como foco a análise dos discursos da/sobre a mídia.

Ana Clara Ferreira Pina, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda de Letras - Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq) no grupo de pesquisa MiDi - Mídia e(m) Discurso.

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Publicado

2024-08-27

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Artigos