A Previdência social e o trabalhador rural no contexto amazônico

Autores

  • Patricio Azevedo Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Cassia Karimi Vieira Cativo Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Cristina Cruz de Mendonça Instituto Nacional do Seguro Social

Palavras-chave:

Trabalhador Rural, Previdência Social, Reforma previdenciária

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a realidade dos trabalhadores rurais do município de Parintins, Estado do Amazonas, face às problemáticas relacionadas à dificuldade de acesso às informações e aos direitos previdenciários, sobretudo com as propostas de mudanças (im)postas por meio da reforma da previdência social em processo de tramitação no país. É fruto de uma pesquisa-ação realizada entre 2015 a 2016 durante a execução de Projetos de Extensão no Instituto Nacional de Seguro Social, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Gleba de Vila Amazônia.

Biografia do Autor

Patricio Azevedo Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Assistente Social. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (PPGSS/UFPA). Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSS/UFAM). Professor do Curso de Serviço Social do Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campus Parintins.

Cassia Karimi Vieira Cativo, Universidade Federal do Amazonas

Assistente Social. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGS/UFAM). Especialista em Docência do Ensino Superior. Bolsista CAPES (2018-2020).

Maria Cristina Cruz de Mendonça, Instituto Nacional do Seguro Social

Assistente Social do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS/Agência Parintins-AM.

Downloads

Publicado

2019-03-22