Quilombo Rio dos Macacos e a resistência contra a acumulação por espoliação

Autores

Palavras-chave:

Quilombo Rio dos Macacos, Disputa territorial, Acumulação por espoliação.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir e dar visibilidade sobre a disputa territorial entre a Marinha do Brasil e o Quilombo Rio dos Macacos, situado em Simões Filho - BA. Hoje, no território reconhecido como remanescente de quilombo, vivem 70 famílias que sobrevivem da agricultura e da pesca. Ao longo dessa disputa, várias propostas foram feitas pelo Governo Federal, mas nenhuma delas foi aceita pelos quilombolas porque não os beneficiava; ao contrário, implicava na perda de seu espaço territorial. A metodologia foi qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, de fontes secundárias e documentais.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Jesus Barreto, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense do Departamento de Serviço Social de Campos - DSSC.

Referências

Referências.

ABREU, Maria Helena Elpídio. Território, política social e serviço social: caminhos e armadilhas no contexto do social-liberalismo. Campinas: Papel Social, 2016.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

AMORIM, Álvaro André. O persistente estado de crise: nexos entre Estado, política social e cidadania no Brasil. In. Boschetti, Ivanete [et al.] (orgs.). Capitalismo em crise, política social e direitos. São Paulo: Cortez, 2010.

BARRETO, Ana Claudia de Jesus. O lugar dos negros pobres na cidade: estudo na área de risco no Bairro Dom Bosco. Juiz de Fora: Funalfa, 2013.

____________________________. (2019). A desordem negra na ordem branca: Kalabari, Calabar e a releitura contemporânea dos quilombos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CORDEIRO, Paula Regina de Oliveira. Cartografias e conflito territorial no Quilombo Rio dos Macacos. Vivência: Revista de Antropologia. Rio Grande do Norte, v.1, n. 53, 2019.

COSTA, Emília Viotti. Da senzala à colônia. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1998.

FREITAS, Décio. O escravismo brasileiro. Porto alegre: Mercado Aberto, 1982.

GOMES, Flávio dos Santos. Quilombos do Rio de Janeiro do Século XIX. In: GOMES, Flávio dos Santos; REIS, João José (org.). Liberdade por um fio: História dos Quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 263-290.

______________________; REIS, João José (org.). Liberdade por um fio: História dos Quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petropólis, RJ: Vozes, 2014.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2014.

MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo. São Paulo: Editora Ática, 1993.

______________. Rebeliões de Senzala. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1959.

RIOS, Ana M.L; MATTOS, Hebe. Memórias de cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.

SOUZA, Sônia Maria de. Terra, família e solidariedade: estratégias de sobrevivência camponesa no período de transição - Juiz de Fora (1870-1920). Bauru, SP: EDUSC, 2007.

Meio eletrônico:

Documentário Rio dos Macacos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uhQsZYk8qfI>. Acesso em: 20 de janeiro de 2020.

Dossiê de violação de direitos da Comunidade Quilombola do Rio dos Macacos. Disponível em: https://www.senado.gov.br/comissoes/documentos/SSCEPI/DOC%20VCM%20214.pdf. Acesso em: 25 de março de 2018.

Violação de direitos da Comunidade Quilombola do Rio dos Macacos. Disponível em: <http://global.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Informe_Quilombo_Rio_Dos_Macacos_Para_Oit_Oea_Onu.pdf>. Acesso em: 25 de março de 2018.

Regularização de território quilombola: perguntas e respostas. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/sites/default/files/incra-perguntasrespostas-a4.pdf >. Acesso em: 05 de dezembro de 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-23