Quilombos e luta pelo território: organização, resistência e insurgências coletivas

Autores

Palavras-chave:

Quilombos, Território, Organização, Resistência.

Resumo

Este artigo analisa a luta e resistência de comunidades quilombolas no interior do Maranhão frente ao avanço predatório do capital, que de forma violenta e com o aparato do Estado tem se apropriado e destruído territórios, saberes e direitos quilombolas. O artigo é resultado de pesquisa de pós-doutoramento junto a quilombos no Maranhão, com a utilização de metodologia da pesquisa-ação, o que permitiu tanto uma apreensão crítica da realidade quanto a realização de ações que emergiram de demandas dos quilombos.

Biografia do Autor

Maria Raimunda Penha Soares, Universidade Federal Fluminense

Maria Raimunda Penha Soares é professora associada (DE) do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense (Campus Universitário de Rio das Ostras). Possui graduação em Serviço Social (1999) e em Ciências Econômicas (2001) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É mestre (2004) e doutora (2009) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado concluído (2019/2020) no PPGPP/UFMA com pesquisa junto a Comunidades Quilombolas no Maranhão. Realiza pesquisa junto ao Quilombo da Machadinha, em Quissamã/RJ, e atualmente participa com professores da Uenf e UFRJ de projeto de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e da proposta de cooperação técnica para Elaboração do Relatório Antropológico, para fins de titulação da terra, no mesmo Quilombo. Coordena projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento acadêmico (no âmbito da UFF) na área de questões étnico-raciais e cultura afro-brasileira. Realiza, com outros docentes da UFF, desde 2011, a Semana da Cultura Afro-brasileira e coordena o Neab – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro do Campus da UFF/Rio das Ostras.

Referências

ABREU, Maria Helena Elpídio. Território, política social e Serviço Social: caminhos e armadilhas no contexto do social-liberalismo. Campinas: Papel Social, 2016.

ALMEIDA, Silvio. O que é Racismo Estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, Luciana Railza Cunha et al. Boletim Cartografia da cartografia social: uma síntese das experiências - Comunidade do Cajueiro: não é o território que é nosso. Nós é que somos do território. N. 14, abril de 2018. Manaus, UEA Edições, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (Incra). Quilombolas. Disponível em: http://www.incra.gov.br/quilombola. Acesso em: 03 jun. 2017.

CONAQ & TERRA DE DIREITOS. Racismo e violência contra quilombos no Brasil. Curitiba: Terra de Direitos, 2018.

CONVENÇÃO n. 169 sobre povos indígenas e tribais e Resolução referente à ação da OIT - Organização Internacional do Trabalho. V. 1 Brasília: OIT, 2011. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_169_OIT.pdf.

Acesso em: 13 mar. 2020.

FELIPE, Sabrina. Negócios da China: como a grana da China desaloja pobres no Maranhão – com o aval de Flavio Dino. 17 fev. 2020. Disponível em: https://theintercept.com/2020/02/17/governo-flavio-dino-china-maranhao/.

Acesso em: 27 fev. 2020.

FERRETI, Sergio. O Egito na memória da comunidade do cajueiro (o terreiro, o bairro e o porto). In: Boletim da Comissão Maranhense de Folclore, n. 60, julho de 2016. São Luís (MA).

FIABANI, Adelmir. Mato, palhoça e pilão: o quilombo, da escravidão às comunidades remanescentes (1532 – 2004). São Paulo: Expressão popular, 2012.

FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Quilombos. Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 06 jun. 2019.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Claroenigma, 2015.

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO. Plano de desenvolvimento de Carcinicultura no Maranhão. SAGRIMA, 2017. Disponível em: https://sagrima.ma.gov.br/files/2017/08/PLANO-DE-CARCINICULTURA.pdf.

Acesso em: 14 mar. 2020.

HARVEY, David. O Novo Imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

LÉDA, Gilberto. Projeto de carcinicultura em Santa Rita é reprovado em audiência realizada por César Pires. 7 mai. 2018. Disponível em: https://gilbertoleda.com.br/2018/05/07/projeto-de-carcinicultura-em-santa-rita-e-reprovado-em-audiencia-realizada-por-cesar-pires/. Acesso em: 12 fev. 2020.

MARIN, Rosa Elizabeth; MARTINS, Cyntia Carvalho; ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno (Orgs.). Cimarrones, Marrons, Quilombolas, Boni, Raizales, Garifunas e Palenqueros nas Américas. Manaus: UEA Edições/PNCSA, 2019.

MARTINS, Carolina C. de Souza; PANTOJA, Elio de Jesus. Terreiro do Egito: memórias e resistência em São Luís do Maranhão. In: Boletim da Comissão Maranhense de Folclore, n. 61, dezembro de 2016. São Luís (MA).

MARTINS, Cintya Carvalho et. al. Dossier dos conflitos e ameaças de morte contra quilombolas do Maranhão. In: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de et al. (Org.). Cadernos de debates Nova Cartografia Social: Quilombolas: reivindicações e judicialização. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia / UEA Edições, 2012.

MESQUITA, Benjamin Alvino de. Grandes projetos de investimentos na Amazônia e as questões do desenvolvimento regional. In: MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo; NOVAES, Jurandir Santos de. Povos Tradicionais em colisão com estratégias empresariais no Maranhão e Pará. Manaus: UEA Edições, 2015.

MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo. São Paulo: Editora Ática, 1993.

NÓBREGA, Mariana Leal Conceição. Expansão de Plantios homogêneos de eucalipto no território de povos e comunidades tradicionais no Maranhão: atuação do grupo empresarial Suzano Papel e Celulose. In: MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo; NOVAES, Jurandir Santos de. Povos Tradicionais em colisão com estratégias empresariais no Maranhão e Pará. UEA Edições, 2018.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2005.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SEREJO, Danilo; TRANTI, Melisandra. Quatro questões para entender o Acordo da Base de Alcântara e seus impactos para as comunidades quilombolas. 21 out. 2019. Disponível em: https://aurora.jor.br/2019/10/21/quatro-questoes-para-entender-o-acordo-da-base-de-alcantara-e-seus-impactos-para-as-comunidades-quilombolas/. Acesso em: 15 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-23