Gênero, feminismos e Serviço Social: uma análise dos periódicos científicos

Autores

Palavras-chave:

Estudos de Gênero, Serviço Social, Revistas Científicas, História do Serviço Social.

Resumo

Este artigo insere-se na pesquisa “Por uma história do gênero/feminismos no Serviço Social”, que visa evidenciar as características e importância dos estudos feministas/gênero nas décadas de 1980-1990 na profissão. O objetivo do artigo é identificar e analisar a incorporação dos estudos feministas e de gênero na produção científica em Serviço Social no período, a partir do exame dos periódicos: O Social em Questão; Em Pauta; Cadernos ABESS; Serviço Social & Sociedade; Debates Sociais. O artigo busca contribuir para adensar as discussões sobre gênero e feminismos na história do Serviço Social.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Santos Freitas, Departamento de Serviço Social de Niterói, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora titular do Departamento de Serviço Social de Niterói e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e pelo Centro de Investigação Universitário do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social/Centro de Referência Documental (NPHPS/CRD) e pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Direitos e Humanos e Cidadania (NUDHESC) da UFF. Membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social (REFAPS).

Carla Cristina Lima de Almeida, Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Professora Associada da Faculdade de Serviço Social, do Curso de Especialização em Serviço Social e Saúde/Residência em Serviço Social e da Pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutora pelo Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU/Unicamp. Coordenadora do Núcleo de Estudos Família e Gênero da FSS/UERJ. Membro da Rede de Pesquisa Família e Política Social (REFAPS).

Ana Lole, Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Assistente Social. Professora do Departamento de Serviço Social e da Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).Mestra em Política Social pela Universidade Federal Fluminense e Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio. Pós-doutora pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUC-Rio. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social (TRAPPUS/PUC-Rio).

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ALMEIDA, Guilherme. Notas sobre a complexidade do neoconservadorismo e seu impacto nas políticas sociais. Katálysis, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 720-731, set./dez. 2020.

CARDOSO, Isabel C. da C.; ALMEIDA, Ney L.T.; BARBOSA, Rosangela N.de C.; SERRA, Rose Mary S. A especificidade do curso noturno: as dimensões pedagógica e cultural na revisão curricular. Em Pauta – Cadernos da Faculdade de Serviço Social da UERJ, Rio de Janeiro, n.1, p.18-40, nov. 1993.

CARVALHO, Alba Maria Pinho et al. Apresentação. Cadernos ABESS, São Paulo, n. 1, p. 3-4, out. 1986.

EM PAUTA. Editorial. Em Pauta - Cadernos da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n.1, s/p, nov. 1993.

EM PAUTA. Editorial. Em Pauta - Cadernos da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n.2, s/p, nov. 1993.

HECKERT, Sônia Maria Rocha. Identidade e mulher no Serviço Social. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Ano XII, n. 36, p. 55-73, ago. 1991.

IAMAMOTO, Marilda. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014.

KILOMBA. Grada. Descolonizando o conhecimento: uma Palestra-Performance de Grada Kilomba. S/d. Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2018/05/kilomba-grada-ensinando-a-transgredir.pdf Acessado em: 28 ago. 2020.

LEITE, Rosalina de Santa Cruz. Feminismo em questão - Entrevista com a assistente social Rosalina de Santa Cruz Leite. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Ano II, n. 5, p. 121-129, ago. 1981.

LOLE, Ana. Gênero e Serviço Social: uma análise a partir do paradigma indiciário. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 127, p. 555-573, set./dez. 2016.

LORDE, Audre. Irmã Outsider: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

REVISTA SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE. Editorial. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Ano I, n. 1, p. 03-04, 1979.

REVISTA SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE. Editorial. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Ano VI, n. 16, p. 03-04, 1984.

SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Recife: SOS CORPO, 1990.

SILVA, Dayse de P.M. da. A formação profissional e o gênero no Serviço Social: o começo, no Rio de Janeiro, há 50 anos. Em Pauta – Cadernos da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, n.5, p.24-34, jun. 1995.

SILVA, Ilda Lopes Rodrigues et al. Apresentação. O Social em Questão, Rio de Janeiro, n. 1, p. 4-5, jan./jun. 1997.

SILVA, Maria Ozanira da Silva e. O Serviço Social na conjuntura brasileira: demandas e respostas. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, Ano V, n. 44, p. 77-113, abr. 1994.

VELOSO, Renato dos Santos. Gênero e Serviço Social: um balanço crítico-bibliográfico. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2000.

Downloads

Publicado

2022-11-30