O fardo da história da (e na) dança:

consequências da colonialidade e da decolonialidade para historiografias dos suls do “sul global”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.51999

Palavras-chave:

Historiografia, Dança, Colonialidade, Fardo, Intracolonialidade

Resumo

O presente artigo é um esforço em diagnosticar diferentes fardos que acompanham as historiografias de dança produzidas desde os suls do globo, partindo de minha formação e experiência como historiador da dança e como dançarino e pesquisador de danças de periferia.  O objetivo do texto consiste, num primeiro movimento, em analisar como esses diferentes fardos operam, para num segundo movimento, propor a hipótese de que: se a colonialidade nos lega fardos, a decolonialidade não opera necessariamente de modo diferente. Para tanto, o texto recorre ao uso de perguntas focais com intuito provocar o pensamento crítico e evidenciar que, a questão de sujeitos marginalizados em dança importarem não deve ser um pretexto que nos isenta a tratar de métodos e teorias historiográficas. O estudo recorre a fontes históricas e é orientado por teorias e debates existentes no campo dos estudos de dança, da história e da crítica cultural.

Biografia do Autor

Rafael Guarato, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Brasil

Rafael Guarato é historiador da dança e professor do curso de graduação em Dança e dos Programas de Pós-Graduação em Artes da Cena e Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutor em História e Líder do Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança (CNPq) e integrante del grupo Descentradxs - Descentrar la Investigación en Danza. Além de artigos publicados em diferentes periódicos nacionais e internacionais, é autor dos livros "Dança de rua: corpos para além do movimento" (2008) e "Ballet Stagium e a fabricação de um mito" (2019). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9710-4364 E-mail: rafaelguaratos@gmail.com

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Publicado

2022-07-15 — Atualizado em 2024-05-13

Versões

Como Citar

GUARATO, Rafael. O fardo da história da (e na) dança: : consequências da colonialidade e da decolonialidade para historiografias dos suls do “sul global”. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 108–137, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.51999. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/51999. Acesso em: 23 nov. 2024.