Histórias e historiografias de Dança:

problematizando o ensino e os currículos na formação universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52363

Palavras-chave:

História, Dança, Formação, Ensino.

Resumo

Este artigo surge das partilhas obtidas no II Seminário Internacional de História(s) de Dança(s), realizado em dezembro de 2020, em formato remoto. O seminário abordou a temática “Quais as especificidades de se pensar e fazer historiografias em dança em lugares que passaram pelo processo colonial na condição de colônias?”. As reflexões aqui concentram-se alicerçadas mais em perguntas do que em respostas, especialmente aquelas que podem parecer herméticas e verdades absolutas. As problemáticas que apontarei colocam em questão os currículos de formação e buscam problematizar o ensino de história da dança, especialmente em um curso de Licenciatura em Dança de uma universidade federal brasileira. Este ensaio carrega atravessamentos que são frutos de relações e diálogos estabelecidos ao longo de minha trajetória acadêmica, portanto, faz parte da práxis que vem se construindo nas andanças do meu caminho dançante, observando estas trajetórias como um “processo de articulação entre os subalternos” (Spivak, 2010).

Biografia do Autor

Isabela Buarque, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Memória Social - UNIRIO (2014). Possui Mestrado em História Comparada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ (2009) e graduação em Bacharelado em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) . Professora do Programa de Pós Graduação em Dança - PPGDan da UFRJ (mestrado). Professora Adjunta do Departamento de Arte Corporal - EEFD - UFRJ. Membro no Núcleo Docente Estruturante - NDE do do curso de Licenciatura em Dança/ UFRJ. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Dança da UFRJ entre 2017 e 2021. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança - educação, dança, memória e história e dança cênica contemporânea. Coordena o projeto de pesquisa e extensão Arriscado: um diálogo entre dança e acrobacia, o projeto Partilhas em Dança Educação, em conjunto com a Prof.ª Dr.ª Lara Seidler, e o projeto de pesquisa "Estudos em História da Dança no Brasil", no Departamento de Arte Corporal - EEFD/UFRJ. Membro dos grupos de pesquisa: ?Investigações sobre o Corpo Cênico? - UFRJ/CNPq; ?Corpo, Educação e Poéticas Interdisciplinares? -UFRJ/CNPq e ?Grupo de Pesquisa em Memória e História da Dança?- UFG/CNPq.

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Publicado

2022-07-15 — Atualizado em 2023-12-01

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