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De fragmentos e ausências: modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223

Palavras-chave:

História da Dança, Florianópolis, Dança

Resumo

O contexto histórico de desenvolvimento das atividades de ensino e produção coreográfica da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina é o foco de análise deste artigo. De fragmentos e ausências, um percurso que vai da hegemonia do balé clássico, a partir da década de 1940, até as primeiras produções contemporâneas dos anos 1980. Uma abordagem sobre o modo de constituição deste município desde o século XVI, na perspectiva de seu processo de colonização e seus fluxos migratórios, foi incluída para evidenciar o desenvolvimento da dança na especificidade de seu ambiente e em seus diferentes momentos históricos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Amaral Torres, Universidade Federal de Santa Catarina

Vera Lúcia Amaral Torres é Doutora em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes: Teatro e Dança pela Universidade Paris 8, França (2012); Mestre em Artes: Dança (Master 2) - Universidade Paris 8 (2006); Mestre em Comunicação e Semiótica ? PUC/SP (2000); Licenciada em Educação Física - Instituto Porto Alegre ? RS (1986). Professora Universitária: CDS / Universidade Federal de Santa Catarina (desde 1997). Coordenadora de diversos projetos de extensão relacionados à dança, entre eles: Projeto Dança Moderna - UFSC (1998), Projeto Dança Corpo Investigativo-UFSC (2001-2003), Projeto Tubo de Ensaio - Corpo: Cena e Debate - parceria entre CDS/UFSC e Ceart/Udesc (2001-2016) e Projeto Café com Dança - UFSC (2013-2017). Organizadora dos livros Tubo de Ensaio: experiências em dança e arte contemporânea (Florianópolis: Edição dos Autores, 2006); Coleção Dança Cênica: Pesquisas em Dança - vol.1 (Joinville, Letra d?água, 2008); Histórias da Dança: Coleção Dança Cênica - vol.2 (Florianópolis: IOSC, 2012) e Tubo de Ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016). Coordenadora e Curadora do Festival Semana da Dança UFSC (Edições 2012, 2013 e 2017). Membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (2003-2004); Membro do Conselho Municipal de Política Cultural (Florianópolis /SC, 2011-2013). Atuou como bailarina entre 1988 e 1995 em grupos de dança de Porto Alegre: Grupo Experimental Tal, Choreo Grupo de Dança e Anima Cia de Dança.

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Publicado

2022-07-29

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Como Citar

TORRES, Vera Lúcia Amaral. De fragmentos e ausências: modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 290–317, 2022. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53223. Acesso em: 26 dez. 2024.