De fragmentos e ausências: modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.

Vera Lúcia Amaral Torres

Resumo


O contexto histórico de desenvolvimento das atividades de ensino e produção coreográfica da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina é o foco de análise deste artigo. De fragmentos e ausências, um percurso que vai da hegemonia do balé clássico, a partir da década de 1940, até as primeiras produções contemporâneas dos anos 1980. Uma abordagem sobre o modo de constituição deste município desde o século XVI, na perspectiva de seu processo de colonização e seus fluxos migratórios, foi incluída para evidenciar o desenvolvimento da dança na especificidade de seu ambiente e em seus diferentes momentos históricos.


Palavras-chave


História da Dança; Florianópolis; Dança

Texto completo:

PDF

Referências


BREHSAN, Nastaja Roussenq. A formação de bailarinas e bailarinos contemporâneos em Florianópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

COLLAÇO, Vera. Um teatro para o trabalhador de Florianópolis. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A casa do baile. Estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 211-236.

CORRÊA, Carlos Humberto P. História de Florianópolis - Ilustrada. Florianópolis: Insular, 2005. 2a ed.

FLORES, Maria B. R. Estética e Modernidade: à guisa de introdução. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A Casa do Baile. Estética e Modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 11-38.

FOSSARI, Teresa Domitila. Cultura pré-histórica da Ilha de Santa Catarina. In: MELO Osvaldo Ferreira de (org.) História Sociocultural de Florianópolis. Florianópolis: Clube Doze de Agosto / I.H.G.S.C, Lunardelli, 1991.

LUNARDELLI, Daniel H, França. A Cidade Milagre: novos contornos de uma Florianópolis em vias de modernização. Cadernos NAUI. Vol. 2, n. 2, jan -jun 2013.

MEYER, Sandra. Novos tempos para a dança nos anos 1970. In: MEYER Sandra, NORA, Sigrid e PEREIRA. Roberto (org.) Seminários de Dança - História em Movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. p.103 - 116

NUNES, Sandra Meyer. A Dança Cênica em Florianópolis. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1994. (Cadernos de Cultura e Educação, n° 2).

SIMÃO, Charlene. A cena da dança contemporânea em Florianópolis - 1972 a 2008: vestígios e reverberações. 2008. Monografia (Graduação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Curso de Artes Cênicas, Florianópolis, 2008.

SIMÃO, Charlene e BREHSAN, Nastaja. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.121-140

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense, DVD, documentário, FUNARTE : Florianópolis/SC, maio de 2010.

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.141-171


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Programa de Pós Graduação em Dança - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA)

ISSN 2764-782X