De fragmentos e ausências:
modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223Mots-clés :
História da Dança, Florianópolis, DançaRésumé
O contexto histórico de desenvolvimento das atividades de ensino e produção coreográfica da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina é o foco de análise deste artigo. De fragmentos e ausências, um percurso que vai da hegemonia do balé clássico, a partir da década de 1940, até as primeiras produções contemporâneas dos anos 1980. Uma abordagem sobre o modo de constituição deste município desde o século XVI, na perspectiva de seu processo de colonização e seus fluxos migratórios, foi incluída para evidenciar o desenvolvimento da dança na especificidade de seu ambiente e em seus diferentes momentos históricos.
Références
BREHSAN, Nastaja Roussenq. A formação de bailarinas e bailarinos contemporâneos em Florianópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
COLLAÇO, Vera. Um teatro para o trabalhador de Florianópolis. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A casa do baile. Estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 211-236.
CORRÊA, Carlos Humberto P. História de Florianópolis - Ilustrada. Florianópolis: Insular, 2005. 2a ed.
FLORES, Maria B. R. Estética e Modernidade: à guisa de introdução. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A Casa do Baile. Estética e Modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 11-38.
FOSSARI, Teresa Domitila. Cultura pré-histórica da Ilha de Santa Catarina. In: MELO Osvaldo Ferreira de (org.) História Sociocultural de Florianópolis. Florianópolis: Clube Doze de Agosto / I.H.G.S.C, Lunardelli, 1991.
LUNARDELLI, Daniel H, França. A Cidade Milagre: novos contornos de uma Florianópolis em vias de modernização. Cadernos NAUI. Vol. 2, n. 2, jan -jun 2013.
MEYER, Sandra. Novos tempos para a dança nos anos 1970. In: MEYER Sandra, NORA, Sigrid e PEREIRA. Roberto (org.) Seminários de Dança - História em Movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. p.103 - 116
NUNES, Sandra Meyer. A Dança Cênica em Florianópolis. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1994. (Cadernos de Cultura e Educação, n° 2).
SIMÃO, Charlene. A cena da dança contemporânea em Florianópolis - 1972 a 2008: vestígios e reverberações. 2008. Monografia (Graduação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Curso de Artes Cênicas, Florianópolis, 2008.
SIMÃO, Charlene e BREHSAN, Nastaja. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.121-140
XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense, DVD, documentário, FUNARTE : Florianópolis/SC, maio de 2010.
XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.141-171
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-05-10 (3)
- 2023-11-30 (2)
- 2022-07-29 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.