De fragmentos e ausências:

modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223

Mots-clés :

História da Dança, Florianópolis, Dança

Résumé

O contexto histórico de desenvolvimento das atividades de ensino e produção coreográfica da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina é o foco de análise deste artigo. De fragmentos e ausências, um percurso que vai da hegemonia do balé clássico, a partir da década de 1940, até as primeiras produções contemporâneas dos anos 1980. Uma abordagem sobre o modo de constituição deste município desde o século XVI, na perspectiva de seu processo de colonização e seus fluxos migratórios, foi incluída para evidenciar o desenvolvimento da dança na especificidade de seu ambiente e em seus diferentes momentos históricos.

Biographie de l'auteur

Vera Lúcia Amaral Torres, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Vera Lúcia Amaral Torres est titulaire d'un doctorat en esthétique, sciences et technologie des arts : théâtre et danse de l'Université de Paris 8, France (2012) ; d'un master en arts : danse (master 2) - Université de Paris 8 (2006) ; d'un master en communication et sémiotique - PUC/SP (2000) ; d'un diplôme en éducation physique - Instituto Porto Alegre ? PUC/SP (2000) ; diplôme en éducation physique - Instituto Porto Alegre ? RS (1986). Professeur d'université : CDS / Université fédérale de Santa Catarina (depuis 1997). Coordonnateur de divers projets d'extension liés à la danse, notamment : Projet de danse moderne - UFSC (1998), Projet de danse corporelle d'investigation - UFSC (2001-2003), Projet de tubes de répétition - Corps : scène et débat - partenariat entre CDS/UFSC et Ceart/Udesc (2001-2016) et Projet Café com Dança - UFSC (2013-2017). Organisateur des livres Tubo de Ensaio : experiências em dança e arte contemporânea (Florianópolis : Edição dos Autores, 2006) ; Coleção Dança Cênica : Pesquisas em Dança - vol.1 (Joinville, Letra d?água, 2008) ; Histórias da Dança : Coleção Dança Cênica - vol.2 (Florianópolis : IOSC, 2012) et Tubo de Ensaio : composição [Interseções + Intervenções] (Florianópolis : Instituto Meyer Filho, 2016). Coordinateur et commissaire du festival UFSC Dance Week (éditions 2012, 2013 et 2017). Membre du Conseil de la culture de l'État de Santa Catarina (2003-2004) ; membre du Conseil municipal pour la politique culturelle (Florianópolis /SC, 2011-2013). Elle a travaillé comme danseuse entre 1988 et 1995 dans des groupes de danse à Porto Alegre : Grupo Experimental Tal, Choreo Grupo de Dança et Anima Cia de Dança.

Références

BREHSAN, Nastaja Roussenq. A formação de bailarinas e bailarinos contemporâneos em Florianópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

COLLAÇO, Vera. Um teatro para o trabalhador de Florianópolis. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A casa do baile. Estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 211-236.

CORRÊA, Carlos Humberto P. História de Florianópolis - Ilustrada. Florianópolis: Insular, 2005. 2a ed.

FLORES, Maria B. R. Estética e Modernidade: à guisa de introdução. In: FLORES, Maria B. R., LEHMKUHL, L., COLLAÇO, V. (org.) A Casa do Baile. Estética e Modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p. 11-38.

FOSSARI, Teresa Domitila. Cultura pré-histórica da Ilha de Santa Catarina. In: MELO Osvaldo Ferreira de (org.) História Sociocultural de Florianópolis. Florianópolis: Clube Doze de Agosto / I.H.G.S.C, Lunardelli, 1991.

LUNARDELLI, Daniel H, França. A Cidade Milagre: novos contornos de uma Florianópolis em vias de modernização. Cadernos NAUI. Vol. 2, n. 2, jan -jun 2013.

MEYER, Sandra. Novos tempos para a dança nos anos 1970. In: MEYER Sandra, NORA, Sigrid e PEREIRA. Roberto (org.) Seminários de Dança - História em Movimento: biografias e registros em dança. Caxias do Sul: Lorigraf, 2008. p.103 - 116

NUNES, Sandra Meyer. A Dança Cênica em Florianópolis. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 1994. (Cadernos de Cultura e Educação, n° 2).

SIMÃO, Charlene. A cena da dança contemporânea em Florianópolis - 1972 a 2008: vestígios e reverberações. 2008. Monografia (Graduação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Curso de Artes Cênicas, Florianópolis, 2008.

SIMÃO, Charlene e BREHSAN, Nastaja. In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.121-140

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense, DVD, documentário, FUNARTE : Florianópolis/SC, maio de 2010.

XAVIER Jussara. Ballet Desterro: contemporaneidade na dança catarinense In: XAVIER, Jussara, MEYER, Sandra e TORRES, Vera. (org.) Histórias da Dança (Coleção Dança Cênica, vol. 2). Florianópolis: Editora da UDESC, 2012. p.141-171

Publiée

2022-07-29 — Mis à jour le 2024-05-10

Versions

Comment citer

TORRES, Vera Lúcia Amaral. De fragmentos e ausências: : modos de existência das atividades de ensino e produção coreográfica na cidade de Florianópolis (SC) entre as décadas de 1940 e 1980. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 290–317, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2022.v1.n1.53223. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53223. Acesso em: 21 nov. 2024.