Proposições entre o Ensino da Dança e as Teorias dos Movimentos Sociais
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697Palavras-chave:
Dança/Educação, Processos de ensino-aprendizagem em Dança, Ensino da Dança e Movimentos Sociais.Resumo
Este estudo dançante/educativo tem como objetivo aproximar as teorias dos Movimentos Sociais e processos de ensino-aprendizagem em Dança. O ensaio traz reflexões recentes que estamos desenvolvendo em diálogo com experiências autobiográficas, narrativas de si que articulam vivências como estudante e artista/educador. Desse modo, organizamos o escrito em duas sequências de movimentos que foram nomeadas como: (1) Perspectivas históricas das Metodologias para o Ensino da Dança e (2) Tensionamentos dos processos de ensino-aprendizagem em Dança com as Teorias dos Movimentos Sociais e Educação. Nesse processo, observamos a potencialização da dimensão política da Dança, o que reafirma a necessidade de evidenciar seu compromisso social e revisitar suas práticas criticamente.Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. - 5ª ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. O Ensino de Dança Empirista no Brasil, Revista Investigaciones en danza y movimiento: Departamento de Artes do Movimento da Universidade Nacional de Artes (Buenos Aires, Argentina). vol 3. nº 6, 2022. Disponível em: https://revistasojs.una.edu.ar/index.php/IDyM/issue/view/IDyM%20-%20Investigaciones%20en%20Danza%20y%20Movimiento>. Acessado: 14 set. de 2022.
BARBOZZA, Alexsander; AQUINO, Rita Ferreira de. História do Ensino da Dança escolar do Rio de Janeiro: Mostra Estudantil de Dança - 1982, no prelo.
BARBOZZA, Alexsander; AQUINO, Rita Ferreira de. Ensino da Dança hoje: em qual realidade nos encontramos?. (Anais) 8º Encontro de Pesquisas Educacionais de Pernambuco (EpePE), Recife: 2021. Disponível em:<https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/83415> . Acessado: 14 set. de 2022.
BORRILO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. 1ª ed; 3reimp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. - (Ensaio Geral, 1).
FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva: curso no Collège de France (1972-1973). Trad. Ivone C. Benedetti. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015. (Coleção obras de Michel Foucault).
GEHRES, Adriana F. Corpo-Dança-Educação: na contemporaneidade ou da construção de corpos fractais. Instituto Piaget: Lisboa, 2008.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. - 2ª ed. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Trad. Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019a.
hooks, bell. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Trad. Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019b.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação - Rio de Janeiro - v. 16, n 47, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vXJKXcs7cybL3YNbDCkCRVp/?format=pdf&lang=pt>. Acessado: 14 set. de 2022.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 8ª ed. - São Paulo: Cortez. (Coleção questões de nossa época; v 37), 2012.
JOHNSON, Don. O corpo. Trad. de Adauri Bastos; revisão técnica de Gerry Maretzki. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARQUES, Isabel A. Corpo, dança e educação contemporânea. Revista Pro-posições São Paulo. v. 9. nº 2, 1998. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1974/26-artigos-marquesia.pdf>. Acessado: 04. jun de 2022.
MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos. - São Paulo: Cortez, 1999.
MARQUES, Isabel A. Aprender a dançar versus copiar, 2000.
MARQUES, Isabel A. Metodologia para o Ensino de Dança: luxo ou necessidade? In: PEREIRA, Roberto & SOTER, Silvia. (org.) Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.
MARQUES, Isabel A. De tripé em tripé: o caleidoscópio do Ensino de Dança. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MARQUES, Isabel A. Notas sobre o corpo e o Ensino da Dança. Cadernos Pedagógicos: Lajedo. v. 8, n. 1, 2011. Disponível em:<http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/827>. Acessado: 04. jun. de 2022.
MARQUES, Isabel A. Interações: Criança, Dança e Escola. São Paulo: Blucher - (Coleção InterAções), 2012.
MARQUES, Isabel A. Arte em questões. - 2ª ed. - São Paulo: Cortez, 2014.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018. 80 p.
RIBAS, Alberto. Importância da Dança na Educação. In: MIRANDA, Orlando (Org.). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. Capa: Ziraldo. - Rio de Janeiro: Teatral, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. ed. - Petrópolis, Rio de Janeiro, 2014.
SOUZA, Ana. Paula. Abrahamian. de. Corpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensino. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4154>. Acessado: 04. jun de 2022.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras que publicarem na Revista Brasileira de Estudos em Dança são os responsáveis pelo conteúdo dos artigos assinados e retém os direitos autorais. Concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 (Open Archives Iniciative - OAI). Esse recurso, utilizado para periódicos de acesso aberto, permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, a pessoa autora deverá informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na Revista Brasileira de Estudos em Dança. Assim sendo, ainda que a revista seja detentora da primeira publicação, é reservado às pessoas autoras o direito de publicar seus trabalhos em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais, mesmo que o processo editorial não tenha sido finalizado.
É reservado à revista o direito de realizar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical visando manter o padrão de língua, respeitando-se, porém, o estilo autoral.