Proposições entre o Ensino da Dança e as Teorias dos Movimentos Sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697

Palabras clave:

Dança/Educação, Processos de ensino-aprendizagem em Dança, Ensino da Dança e Movimentos Sociais.

Resumen

Este estudo dançante/educativo tem como objetivo aproximar as teorias dos Movimentos Sociais e processos de ensino-aprendizagem em Dança. O ensaio traz reflexões recentes que estamos desenvolvendo em diálogo com experiências autobiográficas, narrativas de si que articulam vivências como estudante e artista/educador. Desse modo, organizamos o escrito em duas sequências de movimentos que foram nomeadas como: (1) Perspectivas históricas das Metodologias para o Ensino da Dança e (2) Tensionamentos dos processos de ensino-aprendizagem em Dança com as Teorias dos Movimentos Sociais e Educação. Nesse processo, observamos a potencialização da dimensão política da Dança, o que reafirma a necessidade de evidenciar seu compromisso social e revisitar suas práticas criticamente.

Biografía del autor/a

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Bahia

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança

Rita Ferreira Aquino, Universidade Federal da Bahia

Artista de dança, professora da Escola de Dança da UFBA, PPGDança e PRODAN. Doutora em Artes Cênicas, Mestre e Especialista em Dança pela UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa ENTRE: Artes e Enlaces. 

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Publicado

2023-09-02 — Actualizado el 2024-05-09

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Cómo citar

BARBOZZA DA SILVA, Alexsander; FERREIRA AQUINO, Rita. Proposições entre o Ensino da Dança e as Teorias dos Movimentos Sociais. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 281–305, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53697. Acesso em: 17 jul. 2024.