Propositions between dance teaching and social movement theoriesTHEORIE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697

Keywords:

Dança/Educação, Processos de ensino-aprendizagem em Dança, Ensino da Dança e Movimentos Sociais.

Abstract

This dancing/educational study aims to bring together Social Movement theories and dance teaching-learning processes. The assay brings recent reflections that we are developing in dialogue with autobiographical experiences, self-narratives that articulate experiences as a student and artist/educator. In this way, we organized the writing into two sequences of movements that were named as: (1) Historical Perspectives of the Methodologies for Teaching Dance and (2) Tensions of the teaching-learning processes in Dance with the Theories of Social Movements and Education. In this process, we observe the potentialization of the political dimension of Dance, that reaffirms the need to highlight their social commitment and revisit their practices critically

Author Biographies

Alexsander Barbozza da Silva, Federal University of Bahia

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança

Rita Ferreira Aquino, Federal University of Bahia

Artista de dança, professora da Escola de Dança da UFBA, PPGDança e PRODAN. Doutora em Artes Cênicas, Mestre e Especialista em Dança pela UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa ENTRE: Artes e Enlaces. 

References

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. - 5ª ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BARBOZZA, Alexsander; DAMASCENO, Letícia. O Ensino de Dança Empirista no Brasil, Revista Investigaciones en danza y movimiento: Departamento de Artes do Movimento da Universidade Nacional de Artes (Buenos Aires, Argentina). vol 3. nº 6, 2022. Disponível em: https://revistasojs.una.edu.ar/index.php/IDyM/issue/view/IDyM%20-%20Investigaciones%20en%20Danza%20y%20Movimiento>. Acessado: 14 set. de 2022.

BARBOZZA, Alexsander; AQUINO, Rita Ferreira de. História do Ensino da Dança escolar do Rio de Janeiro: Mostra Estudantil de Dança - 1982, no prelo.

BARBOZZA, Alexsander; AQUINO, Rita Ferreira de. Ensino da Dança hoje: em qual realidade nos encontramos?. (Anais) 8º Encontro de Pesquisas Educacionais de Pernambuco (EpePE), Recife: 2021. Disponível em:<https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/83415> . Acessado: 14 set. de 2022.

BORRILO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. 1ª ed; 3reimp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. - (Ensaio Geral, 1).

FOUCAULT, Michel. A sociedade punitiva: curso no Collège de France (1972-1973). Trad. Ivone C. Benedetti. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015. (Coleção obras de Michel Foucault).

GEHRES, Adriana F. Corpo-Dança-Educação: na contemporaneidade ou da construção de corpos fractais. Instituto Piaget: Lisboa, 2008.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. - 2ª ed. - São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Trad. Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019a.

hooks, bell. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Trad. Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019b.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação - Rio de Janeiro - v. 16, n 47, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vXJKXcs7cybL3YNbDCkCRVp/?format=pdf&lang=pt>. Acessado: 14 set. de 2022.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 8ª ed. - São Paulo: Cortez. (Coleção questões de nossa época; v 37), 2012.

JOHNSON, Don. O corpo. Trad. de Adauri Bastos; revisão técnica de Gerry Maretzki. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

KILOMBA, Grada. Memórias de Plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MARQUES, Isabel A. Corpo, dança e educação contemporânea. Revista Pro-posições São Paulo. v. 9. nº 2, 1998. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1974/26-artigos-marquesia.pdf>. Acessado: 04. jun de 2022.

MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos. - São Paulo: Cortez, 1999.

MARQUES, Isabel A. Aprender a dançar versus copiar, 2000.

MARQUES, Isabel A. Metodologia para o Ensino de Dança: luxo ou necessidade? In: PEREIRA, Roberto & SOTER, Silvia. (org.) Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003.

MARQUES, Isabel A. De tripé em tripé: o caleidoscópio do Ensino de Dança. In: BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARQUES, Isabel A. Notas sobre o corpo e o Ensino da Dança. Cadernos Pedagógicos: Lajedo. v. 8, n. 1, 2011. Disponível em:<http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/827>. Acessado: 04. jun. de 2022.

MARQUES, Isabel A. Interações: Criança, Dança e Escola. São Paulo: Blucher - (Coleção InterAções), 2012.

MARQUES, Isabel A. Arte em questões. - 2ª ed. - São Paulo: Cortez, 2014.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018. 80 p.

RIBAS, Alberto. Importância da Dança na Educação. In: MIRANDA, Orlando (Org.). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. Capa: Ziraldo. - Rio de Janeiro: Teatral, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15. ed. - Petrópolis, Rio de Janeiro, 2014.

SOUZA, Ana. Paula. Abrahamian. de. Corpos que dançam dentro e fora da escola: discursos pela interculturalidade na dança no ensino. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4154>. Acessado: 04. jun de 2022.

Published

2023-09-02 — Updated on 2024-05-09

Versions

How to Cite

BARBOZZA DA SILVA, Alexsander; FERREIRA AQUINO, Rita. Propositions between dance teaching and social movement theoriesTHEORIE. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 281–305, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/53697. Acesso em: 17 jul. 2024.