GAGA:

em busca do comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55361

Resumo

Nesse texto parto do interesse em promover uma reflexão sobre a linguagem de movimento gaga,desenvolvida através do coreógrafo israelense Ohad Naharin, no início dos anos 90. Artista de intervenções, choques e acontecimentos propõe na sua linguagem e obras o contato com outros mundos, onde as regras são diferentes. Dessa forma, utilizo a perspectiva da observação, experiência em workshops, participação em aulas regulares, análise de materiais bibliográficos, metodológicos, vídeos, entrevistas e espetáculos, com a pretensão de identificar o comum que atinge a sua prática.

Biografia do Autor

Demmy Cristina Ribeiro de Sousa, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, Brasil.

Sou Demmy Cristina Ribeiro de Sousa, Manauara, artista da dança, professora, pesquisadora em dança-teatro e da linguagem de movimento Gaga. Sou doutoranda em Artes Cênicas (UDESC), sob orientação de Bianca Scliar. Instagram: @demmyrs Email: demmy.h@hotmail.com

Referências

ARENDT, Hannah 1906. A vida do Espírito. 10ª edição. São Paulo: Civilização brasileira, 2009.

BATSHEVA DANCE COMPANY. Disponível em: <https://batsheva.co.il/he/home/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.

BRANDSTETTER, Gabriele. Dança como cena-grafia do saber. Tradução de Stephan Baumgärtel. Urdimento, nº 19, novembro de 2012.

CANELAS, Luciana. A que sabe um morango? Disponível em <https://www.publico.pt/1999/03/05/jornal/a-que-sabe-um-morango 130437>. Revista Público, acesso em: 05 de março de 1999.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: Ensaio sobre a Revolução no século XXI. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2017.

DEMAIZIÉRE, Thierry; TEURLAI, Alban. MOVE: O mundo da dança. Colorido, NTSC, legendado, episódio 2, 47 minutos. França: Netflix, 2020.

ESHEL, Ruth. With New Dance, Batsheva’s Naharin Lives Up tô Expectations. Acesso em <https://www.haaretz.com/israel news/culture/.premium-batshevas-naharin-stays-fresh-withthe-hole 1.5237440> . Apr. 09, 2013.

GAGA. Disponível em: < https://www.gagapeople.com/en/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.

GAGA.PEOPLE.DANCERS. Disponível em: <https://www.instagram.com/gaga.people.dancers/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.

GALLILI, Deborah Friends. Going Gaga: My Intro to Dance Classes. Israel: 2008. Disponível em: <https://www.danceinisrael.com/2008/11/going gaga-my-intro-to-gaga-dance/>. Acesso em: 08 mar. 2021.

_____________________. Gaga: Ohad Naharin’s Movement Language, in His Own Words. Dance in Israel: 2008. Disponível em: <https://www.danceinisrael.com/2008/12/gaga-ohad-naharins-movement language-in-his-own-words/>. Acesso em: 28 de dezembro de 2008.

HEYMANN, Tomer. Gaga: O amor pela dança. Colorido, NTSC, legendado, 1 hora e 43 minutos. Paris: Icarus Films, 2017.

HOGSTAD, Ine Terese. Finding Layers in the Gaga Movement Labguage: A study of Lived Experience of the Gaga Movement Language in the Dancing Community Gaga/people at the Suzanne Dellal Center, Tel Aviv. Norway, 2015. 71f. Master thesis dance studies. Department of Music, Dance studies, Nowegian University of Science and Technology Faculty of Humanities, Norway, 2015.

KATAN, Einav. Embodied philosophy in dance: Gaga and Ohad Naharin’s movement research. 1º ed. London: Palgrave Macmillan, 2016.

LAPOUJADE, David. William James, a construção da experiência. Tradução Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.

_________________. As existências mínimas. Tradução Hotencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Orfeu Negro. 2017.

MANNING, Erin. O gesto menor. Durham: Duke UP, 2016.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2024-05-09

Versões

Como Citar

CRISTINA RIBEIRO DE SOUSA, Demmy. GAGA: : em busca do comum. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 355–380, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.55361. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55361. Acesso em: 17 jul. 2024.