GAGA:
em busca do comum
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55361Résumé
Nesse texto parto do interesse em promover uma reflexão sobre a linguagem de movimento gaga,desenvolvida através do coreógrafo israelense Ohad Naharin, no início dos anos 90. Artista de intervenções, choques e acontecimentos propõe na sua linguagem e obras o contato com outros mundos, onde as regras são diferentes. Dessa forma, utilizo a perspectiva da observação, experiência em workshops, participação em aulas regulares, análise de materiais bibliográficos, metodológicos, vídeos, entrevistas e espetáculos, com a pretensão de identificar o comum que atinge a sua prática.
Références
ARENDT, Hannah 1906. A vida do Espírito. 10ª edição. São Paulo: Civilização brasileira, 2009.
BATSHEVA DANCE COMPANY. Disponível em: <https://batsheva.co.il/he/home/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.
BRANDSTETTER, Gabriele. Dança como cena-grafia do saber. Tradução de Stephan Baumgärtel. Urdimento, nº 19, novembro de 2012.
CANELAS, Luciana. A que sabe um morango? Disponível em <https://www.publico.pt/1999/03/05/jornal/a-que-sabe-um-morango 130437>. Revista Público, acesso em: 05 de março de 1999.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: Ensaio sobre a Revolução no século XXI. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2017.
DEMAIZIÉRE, Thierry; TEURLAI, Alban. MOVE: O mundo da dança. Colorido, NTSC, legendado, episódio 2, 47 minutos. França: Netflix, 2020.
ESHEL, Ruth. With New Dance, Batsheva’s Naharin Lives Up tô Expectations. Acesso em <https://www.haaretz.com/israel news/culture/.premium-batshevas-naharin-stays-fresh-withthe-hole 1.5237440> . Apr. 09, 2013.
GAGA. Disponível em: < https://www.gagapeople.com/en/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.
GAGA.PEOPLE.DANCERS. Disponível em: <https://www.instagram.com/gaga.people.dancers/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.
GALLILI, Deborah Friends. Going Gaga: My Intro to Dance Classes. Israel: 2008. Disponível em: <https://www.danceinisrael.com/2008/11/going gaga-my-intro-to-gaga-dance/>. Acesso em: 08 mar. 2021.
_____________________. Gaga: Ohad Naharin’s Movement Language, in His Own Words. Dance in Israel: 2008. Disponível em: <https://www.danceinisrael.com/2008/12/gaga-ohad-naharins-movement language-in-his-own-words/>. Acesso em: 28 de dezembro de 2008.
HEYMANN, Tomer. Gaga: O amor pela dança. Colorido, NTSC, legendado, 1 hora e 43 minutos. Paris: Icarus Films, 2017.
HOGSTAD, Ine Terese. Finding Layers in the Gaga Movement Labguage: A study of Lived Experience of the Gaga Movement Language in the Dancing Community Gaga/people at the Suzanne Dellal Center, Tel Aviv. Norway, 2015. 71f. Master thesis dance studies. Department of Music, Dance studies, Nowegian University of Science and Technology Faculty of Humanities, Norway, 2015.
KATAN, Einav. Embodied philosophy in dance: Gaga and Ohad Naharin’s movement research. 1º ed. London: Palgrave Macmillan, 2016.
LAPOUJADE, David. William James, a construção da experiência. Tradução Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.
_________________. As existências mínimas. Tradução Hotencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Orfeu Negro. 2017.
MANNING, Erin. O gesto menor. Durham: Duke UP, 2016.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.