Consenso ou dissenso?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55362

Resumo

Resumo: O propósito desta comunicação é o de apresentar e refletir criticamente acerca do processo e dos produtos resultantes do projeto Grua Fluxo Mexa, implementado ao longo do ano de 2021. O projeto foi contemplado pela 29ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo e, a convite do Grua, nele atuei como dramaturgista. Ao apresentar a genealogia dos dois grupos envolvidos no processo, a proposta é a de analisar as possibilidades de cooperação e do estabelecimento de trocas entre diferentes trajetórias artísticas que têm as Ruas como campo de atuação.

Palavras-chave: CORPO. HÁBITO. PODER. PROCESSOS DE CRIAÇÃO. DRAMATURGIAS CONTEMPORÂNEAS.

Biografia do Autor

Rosa Hercoles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Com formação e atuação profissional na área da Dança, voltando-se, desde os anos 90, para sua Dramaturgia. Iniciou suas pesquisas anatômicas e cinestésicas sobre o corpo que dança, quando aluna e assistente de Klauss Vianna, nos anos 80. Realiza especialização em Eutonia, na Escola de Eutonia da América Latina (1990-94). Mestrado (1997/2000) e Doutorado (2001-05) junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, da PUCSP, vice-líder do Centro de Estudos em Dança no mesmo Programa. Professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo/PUCSP e professora colaboradora nos cursos de Jornalismo e de História, Arte, Crítica e Curadoria.

Publicado

2022-11-02 — Atualizado em 2023-12-01

Versões

Edição

Seção

Relatos de experiência