Desafios da dança na escola no pós-pandemia

experiências em estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886

Palavras-chave:

dança, escola, pandemia

Resumo

O presente artigo discute os desafios da Dança na escola, apontando aqueles que se acrescentaram a partir do retorno à presencialidade no pós-pandemia. O texto traz reflexões e apontamentos a partir do acompanhamento de 11 estágios supervisionados em Dança na educação infantil e no ensino fundamental 1 no ano de 2022. Entre os desafios inerentes à Dança na escola estão a seleção de conteúdos e falta de currículo, os conceitos e pré-conceitos sobre dança, a falta de espaço físico e a descontinuidade da aprendizagem. Os dois anos de ensino remoto trouxeram outros desafios: o TikTok e a defasagem na aprendizagem em diversas áreas. Os relatórios de estágio indicam que boa parte dos desafios são comuns há muitos anos. Mas que o estágio foi a oportunidade de conhecer um pouco mais da profissão, do que esperar no mundo profissional, e de se encantarem e encantarem com suas docências entre as crianças.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil.

Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Mestra pelo mesmo programa. Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Dança em Consciência Corporal pela UniFMU (2007) e em Gestão Cultural pelo Senac (2013). Possui graduação em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi (2009) - licenciatura e bacharelado - e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Foi professora da educação básica nas séries iniciais (Magistério) e professora de dança na educação básica (infantil e fundamental I). 

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Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2024-05-09

Versões

Como Citar

BALDI, Neila Cristina. Desafios da dança na escola no pós-pandemia: experiências em estágio supervisionado. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 96–114, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55886. Acesso em: 17 jul. 2024.