Desafios da dança na escola no pós-pandemia

experiências em estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886

Palavras-chave:

dança, escola, pandemia

Resumo

O presente artigo discute os desafios da Dança na escola, apontando aqueles que se acrescentaram a partir do retorno à presencialidade no pós-pandemia. O texto traz reflexões e apontamentos a partir do acompanhamento de 11 estágios supervisionados em Dança na educação infantil e no ensino fundamental 1 no ano de 2022. Entre os desafios inerentes à Dança na escola estão a seleção de conteúdos e falta de currículo, os conceitos e pré-conceitos sobre dança, a falta de espaço físico e a descontinuidade da aprendizagem. Os dois anos de ensino remoto trouxeram outros desafios: o TikTok e a defasagem na aprendizagem em diversas áreas. Os relatórios de estágio indicam que boa parte dos desafios são comuns há muitos anos. Mas que o estágio foi a oportunidade de conhecer um pouco mais da profissão, do que esperar no mundo profissional, e de se encantarem e encantarem com suas docências entre as crianças.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil.

Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Mestra pelo mesmo programa. Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Dança em Consciência Corporal pela UniFMU (2007) e em Gestão Cultural pelo Senac (2013). Possui graduação em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi (2009) - licenciatura e bacharelado - e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Foi professora da educação básica nas séries iniciais (Magistério) e professora de dança na educação básica (infantil e fundamental I). 

Referências

ALLEMAND, Débora Souto; BONFIM, Larissa. Diálogos entre Dança na Escola e dança no TikTok: Propostas no ensino remoto. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-30, set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20480 Acesso em: 17 nov 2022

ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016

ANDRADE, Emanuelli Schirmer de. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I – Infâncias. 42 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

ASSUNÇÃO, Jeovan. Relatório do Estágio Supervisionado em dança I: Infâncias realizado no Escola Coronel Pilar. 55 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

BALDI, Neila. Introdução – A dança chega à escola. In: BALDI, Neila (Org). Práticas de dança na escola: experiências com crianças e adolescentes desenvolvidas no PIBID. Curitiba: Appris, 2020.

CRUZ, Robson. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I –

Infâncias. 28 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

DOTTA, Juli Pedroso. Projeto de Ensino Aprendizagem em Dança no Colégio Estadual Coronel Pilar, Santa Maria - RS – Análise Crítica. 48 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GONÇALO, Camilla Viana de Souza; BARBOSA, Alex do Carmo;

SANTOS, Renata Rocha da Silva dos; BATISTA, Renan da Silva.

Defasagem pedagógica pós-pandemia dos alunos quilombolas da

Comunidade de Monte Alegre-ES, Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, p. e57711326929, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.26929. Disponível em:

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26929. Acesso em: 17 nov. 2022.

GREGOSKI, Leila Pereira. DOMINGUES, Terezinha Ma Rossi. O

Professor Reflexivo Sobre Sua Prática E A Pesquisa. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 12, Vol. 06, pp. 86-96 Dezembro de 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/kalins-pdf/singles/professor-reflexivo.pdf Acesso em: 29 nov 2022

KROPENISCK, Fernanda Battagli. Relatório final. 31p. UFSM: Santa

Maria, 2022.

MACHADO, Nadja da Silva. Relatório de estágio. 27p. UFSM: Santa

Maria, 2022. MONTANARI, Luiza Moreira. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I: Infâncias. 50 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. TIKTOK como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos – RELAEC, V. 01, N.02, p. 5-20, Mar./Abr. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/ipa Acesso em: 17 nov 2022.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: dom Quixote, 1995.

NUNES, Matheus da Silva. Relatório do Projeto de Ensino Aprendizagem -Estágio Supervisionado em Dança I: Infâncias. 39 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

PIRES, Karen Tolentino. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I: Infâncias. 23 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

RIBEIRO, Indaiara dos Santos. Projeto de Ensino-Aprendizagem. Estágio Supervisionado em Dança I – Infâncias. 29 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.

SILVA, Sara Gabriella Ferreira Barbosa da. A dança no TikTok: um habitus de aprendizagem pela repetição na tecnologia. 2022. 46 pgs. Monografia (Licenciatura em Dança), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2022.

SOARES, João Henrique dos Santos. A escola como fábrica de

movimento e imagens: experiências e práticas de dança no 1o ano do ensino fundamental – Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I – Infâncias. 75 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de.; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França. Ensino da dança na escola: enfrentamentos e barreiras a transpor. Educación Física y Ciencia, vol. 21, no 1, e070, enero-marzo 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/efyc/v21n1/2314-2561-

efyc-21-1-e070.pdf Acesso em: 17 nov. 2022.

VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para a elaboração e realização. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2002.

ZANELLA, Andrisa Kemel; LESSA, Helena Thofehrn; CORRÊA, Josiane Franken. O estágio no Curso de Dança: reflexões sobre docência, formação e conhecimento em dança. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 12, n. 3, p. 191 - 209 – set./dez. 2019 Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734839302 Acesso em: 17 nov. 2022.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2024-05-09

Versões

Como Citar

BALDI, Neila Cristina. Desafios da dança na escola no pós-pandemia: experiências em estágio supervisionado. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 96–114, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55886. Acesso em: 23 nov. 2024.