Challenges of dance in schools after the pandemic:

supervised internship experiences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886

Keywords:

dança, escola, pandemia

Abstract

The article discusses the challenges of dance in school, pointing out those focused on the return to presentiality in the post-pandemic. The text brings reflections of 11 supervised stages in Dance in early childhood education and fundamental education 1 in 2022. For the analysis we used reports constructed from the Teaching and Learning Project (VASCONCELLOS, 2002), with the observations of the teachers noted down in their classroom plans, in a movement of reflection on action (SCHÖN, 2000). Among the challenges facing dance in schools are the selection of content and lack of curriculum, the concepts and preconceptions about dance, the lack of physical space and the discontinuity of learning. The pandemic has brought others: TikTok, the learning gap. The reports indicate that part of the challenges have been common for years and that the stage was an opportunity to get to know the profession, and to be enchanted and enchanted by their teaching.

Author Biography

Neila Cristina Baldi, Federal University of Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA. Mestra pelo mesmo programa. Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Dança em Consciência Corporal pela UniFMU (2007) e em Gestão Cultural pelo Senac (2013). Possui graduação em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi (2009) - licenciatura e bacharelado - e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Foi professora da educação básica nas séries iniciais (Magistério) e professora de dança na educação básica (infantil e fundamental I). 

References

ALLEMAND, Débora Souto; BONFIM, Larissa. Diálogos entre Dança na Escola e dança no TikTok: Propostas no ensino remoto. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1-30, set. 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20480 Acesso em: 17 nov 2022

ALMEIDA, Fernanda de Souza. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016

ANDRADE, Emanuelli Schirmer de. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I – Infâncias. 42 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

ASSUNÇÃO, Jeovan. Relatório do Estágio Supervisionado em dança I: Infâncias realizado no Escola Coronel Pilar. 55 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

BALDI, Neila. Introdução – A dança chega à escola. In: BALDI, Neila (Org). Práticas de dança na escola: experiências com crianças e adolescentes desenvolvidas no PIBID. Curitiba: Appris, 2020.

CRUZ, Robson. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I –

Infâncias. 28 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

DOTTA, Juli Pedroso. Projeto de Ensino Aprendizagem em Dança no Colégio Estadual Coronel Pilar, Santa Maria - RS – Análise Crítica. 48 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GONÇALO, Camilla Viana de Souza; BARBOSA, Alex do Carmo;

SANTOS, Renata Rocha da Silva dos; BATISTA, Renan da Silva.

Defasagem pedagógica pós-pandemia dos alunos quilombolas da

Comunidade de Monte Alegre-ES, Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 3, p. e57711326929, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.26929. Disponível em:

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26929. Acesso em: 17 nov. 2022.

GREGOSKI, Leila Pereira. DOMINGUES, Terezinha Ma Rossi. O

Professor Reflexivo Sobre Sua Prática E A Pesquisa. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 12, Vol. 06, pp. 86-96 Dezembro de 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/kalins-pdf/singles/professor-reflexivo.pdf Acesso em: 29 nov 2022

KROPENISCK, Fernanda Battagli. Relatório final. 31p. UFSM: Santa

Maria, 2022.

MACHADO, Nadja da Silva. Relatório de estágio. 27p. UFSM: Santa

Maria, 2022. MONTANARI, Luiza Moreira. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I: Infâncias. 50 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. TIKTOK como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos – RELAEC, V. 01, N.02, p. 5-20, Mar./Abr. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/ipa Acesso em: 17 nov 2022.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: dom Quixote, 1995.

NUNES, Matheus da Silva. Relatório do Projeto de Ensino Aprendizagem -Estágio Supervisionado em Dança I: Infâncias. 39 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

PIRES, Karen Tolentino. Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I: Infâncias. 23 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

RIBEIRO, Indaiara dos Santos. Projeto de Ensino-Aprendizagem. Estágio Supervisionado em Dança I – Infâncias. 29 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

SCHÖN, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.

SILVA, Sara Gabriella Ferreira Barbosa da. A dança no TikTok: um habitus de aprendizagem pela repetição na tecnologia. 2022. 46 pgs. Monografia (Licenciatura em Dança), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2022.

SOARES, João Henrique dos Santos. A escola como fábrica de

movimento e imagens: experiências e práticas de dança no 1o ano do ensino fundamental – Relatório de Estágio Supervisionado em Dança I – Infâncias. 75 p. UFSM: Santa Maria, 2022.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de.; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França. Ensino da dança na escola: enfrentamentos e barreiras a transpor. Educación Física y Ciencia, vol. 21, no 1, e070, enero-marzo 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/efyc/v21n1/2314-2561-

efyc-21-1-e070.pdf Acesso em: 17 nov. 2022.

VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para a elaboração e realização. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2002.

ZANELLA, Andrisa Kemel; LESSA, Helena Thofehrn; CORRÊA, Josiane Franken. O estágio no Curso de Dança: reflexões sobre docência, formação e conhecimento em dança. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 12, n. 3, p. 191 - 209 – set./dez. 2019 Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734839302 Acesso em: 17 nov. 2022.

Published

2023-09-02 — Updated on 2024-05-09

Versions

How to Cite

BALDI, Neila Cristina. Challenges of dance in schools after the pandemic:: supervised internship experiences. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 96–114, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55886. Acesso em: 17 jul. 2024.