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Entre disputas discursivas: História das ideias do Ensino da Dança na Educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58377

Palavras-chave:

Dança/Educação, Ensino da Dança, Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança.

Resumo

Este texto busca desenvolver reflexões críticas acerca da obra Histórias das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira (VIEIRA, 2019), na tentativa de perceber como o discurso do autor se localiza no campo de disputa discursiva dos processos históricos do Ensino da Dança, em âmbito brasileiro. Dessa maneira, convém salientar que o livro se configura como um dos poucos materiais extensos acerca da temática, especialmente no que se refere às análises nos documentos oficiais da Educação. Sendo assim, percebemos que as proposições de Vieira nos leva a entender as dinâmicas sócio-históricas do Ensino da Dança, numa dimensão de políticas públicas para inserção desse conhecimento artístico na Educação, de forma que outras questões referentes a esse campo vão ganhando marginalidade.

Biografia do Autor

Alexsander Barbozza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

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Publicado

2023-09-02

Versões

Como Citar

BARBOZZA, Alexsander. Entre disputas discursivas: História das ideias do Ensino da Dança na Educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 347–354, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.58377. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/58377. Acesso em: 17 jul. 2024.