Pistas para composições da dança na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58737

Palavras-chave:

dança, educação, pistas, escola,

Resumo

A dança é uma prática estética e, enquanto tal, precisa ser sentida, muito mais do que compreendida. Considerando essa premissa e o perigo das abordagens conteudistas e tecnicistas de ensino, que se concentram naquilo que a dança é, em detrimento daquilo que essa prática possa vir a ser e se modificar, este artigo tem por objetivo expor o descabimento das regras e dos princípios universais de ação, quando o assunto é a dança na educação, em função da afirmação de intenções e direcionamentos moventes que só se avizinham em ato, no seio das relações educativas escolares. Para tanto indaga-se: como sensibilizar educadores a essas intenções e direcionamentos moventes no trabalho envolvendo a dança escolar? A partir desta questão apresentam-se algumas pistas, entendendo-as como orientações lúdicas e tateantes que nos convidam a operar, sempre e a cada vez, uma inversão metodológica para o ensino da dança na educação.

Biografia do Autor

Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Professor assistente doutor do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, Unesp, Campus Rio Claro. Docente credenciado no programa de pós graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e no PROEF - Mestrado em Rede Nacional em Educação Física Escolar.

Potyra Curione Menezes, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociência da UNESP, Campus de Rio Claro.

Reisa Cristiane de Paula Venancio, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Mestre em Ciências da Motricidade Humana pelo Instituto de Biociências, Unesp, Campus Rio Claro. Bacharel em Gerontologia e Profissional de Educação Física.

Wesley Aleixo de Sande, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Licenciado em Filosofia pela PUC-Campinas e graduando em Educação Física na Unesp, Campus Rio Claro.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-12-01

Versões