Pistas para composições da dança na educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58737

Mots-clés :

dança, educação, pistas, escola,

Résumé

A dança é uma prática estética e, enquanto tal, precisa ser sentida, muito mais do que compreendida. Considerando essa premissa e o perigo das abordagens conteudistas e tecnicistas de ensino, que se concentram naquilo que a dança é, em detrimento daquilo que essa prática possa vir a ser e se modificar, este artigo tem por objetivo expor o descabimento das regras e dos princípios universais de ação, quando o assunto é a dança na educação, em função da afirmação de intenções e direcionamentos moventes que só se avizinham em ato, no seio das relações educativas escolares. Para tanto indaga-se: como sensibilizar educadores a essas intenções e direcionamentos moventes no trabalho envolvendo a dança escolar? A partir desta questão apresentam-se algumas pistas, entendendo-as como orientações lúdicas e tateantes que nos convidam a operar, sempre e a cada vez, uma inversão metodológica para o ensino da dança na educação.

Bibliographies de l'auteur

Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Professor assistente doutor do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, Unesp, Campus Rio Claro. Docente credenciado no programa de pós graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e no PROEF - Mestrado em Rede Nacional em Educação Física Escolar.

Potyra Curione Menezes, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pelo Instituto de Biociência da UNESP, Campus de Rio Claro.

Reisa Cristiane de Paula Venancio, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Mestre em Ciências da Motricidade Humana pelo Instituto de Biociências, Unesp, Campus Rio Claro. Bacharel em Gerontologia e Profissional de Educação Física.

Wesley Aleixo de Sande, Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.

Licenciado em Filosofia pela PUC-Campinas e graduando em Educação Física na Unesp, Campus Rio Claro.

Références

ALVES, Flávio Soares; COUTO, Yara Aparecida. Reflexões sobre Dança na Educação Física Escolar. Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana. [S. l.], v. 4, n. 3, p. 311-320, 2020. Disponível em: https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2020-v4-n3-p311-320. Acesso em: 10 jul. 2023.

ANDRADE, Carolina Romano de. A Experiência em Dança: corpo, tempo e educação. In: GODOY, Kathya Maria Ayres de. Estudos e abordagens sobre metodologias de pesquisa e ensino: dança, arte e educação. Curitiba: Appris, 2020, p. 27-39. v.1.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BUTLER, Judith. Vida Precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CAMPOS, Rosânia; SILVEIRA-BARBOSA, Maria Carmen. BNCC e educação infantil: quais as possibilidades? Retratos da Escola. Brasília, v. 9, n. 17, p. 353-366, jul./dez. 2015. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/585/659. Acesso em: 02 mai. 2023.

CATALÃO, Marcos Aurélio Pinotti. Antologia e tradução comentada da obra poética de Antonio Machado. 2002. 345pgs. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas. 2002.

MOURA-CARDILO, Camila. Dança e educação antirracista: juventude, diversidade e possibilidades. Diversidade e Educação. [S. l.], v. 9, n. 2, p. 772-790. 2021. Disponível em:https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/123456789/10770/772-790%20DAN%c3%87A%20E%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20ANTIRRACISTA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 mai. 2023.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de. Janeiro: Editora 34, 1997. v. 5.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. São Paulo: Editora N-1, 2018.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 16ª ed. São Paulo: Loyola, 2008.

FOUCAULT, Michel. O cuidado com a verdade. In: ESCOBAR, Carlos Henrique (org.). Michel Foucault (1926-1984) – O Dossier: últimas entrevistas. Rio de Janeiro: Taurus, 1984.

GERHES, Adriana de Faria. As danças nas escolas: uma travessia entre os contextos e as experiências. Pensar a Prática, Goiânia, v.23. 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/55800. Acesso em: 10 jul. 2023.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. 3ª.ed., São Paulo: Summus, 1978.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

LARROSA-BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, jan/abr, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 jul. 2023.

MARQUES, Isabel Azevedo. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012a.

MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na escola. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012b.

MAUSS, Marcel Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

MOREIRA, Antônio Flávio e CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2ª. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. São Paulo: Martin Claret, 2003.

NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

PASSOS, Eduardo, KASTRUP, Virgínia, ESCÓSSIA, Liliana. (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

POMBO, Catarina O corpo da estética: arte e natureza em Gilles Deleuze. In: LINS, Daniel; GADELHA, Silvio (orgs.). Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Fortaleza, CE: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002, p. 37-48.

RESENDE, C. A Escrita de um corpo sem órgãos. In: Fractal Revista de Psicologia, v. 20, n. 1, p. 65-76, Jan./Jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/SscLsWpBKRyzRPQLZq3mMNQ/?lang=pt Acesso em: 10 jul. 2023.

SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.

STECANELA, Nilda. A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 43, n. 3, p. 929-946, jul./set, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/8RNmtMBZLRwTxtpRbWHvWGj/# Acesso em: 10 jul. 2023.

SOUSA, Nilza Coqueiro Pires; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França. Ensino da dança na escola: enfrentamentos e barreiras a transpor. Educación Física y Ciencia, Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata, v. 21, n.1, jan./mar. 2019. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/efyc/v21n1/2314-2561-efyc-21-1-e070.pdf. Acesso em: 03 mai.2023.

TONDIN, Beatriz; BONA, Bruna Carolini. A dança e seu espaço na escola: educação física ou artes? Kinesis, [S. l.], v. 38, p. 01-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/25195. Acesso em: 10 jul. 2023.

Publiée

2023-09-02 — Mis à jour le 2024-05-09

Versions

Comment citer

SOARES ALVES, Flávio; CURIONE MENEZES, Potyra; CRISTIANE DE PAULA VENANCIO, Reisa; ALEIXO DE SANDE, Wesley. Pistas para composições da dança na educação. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 183–206, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.58737. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/58737. Acesso em: 27 nov. 2024.