Coreografia de uma docência substituta
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58989Palavras-chave:
Dança, Docência, Graduação, Universidade.Resumo
Este ensaio vale-se de uma abordagem autoetnográfica (FORTIN, 2009; DANTAS, 2016) para narrar um conjunto de experiências docentes vividas por dois professores substitutos nos cursos de graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), modalidades licenciatura e bacharelado, no período de setembro de 2021 a setembro de 2022. Utiliza a estrutura textual de cartas para estabelecer a comunicação entre os dois autores e pôr em relação questões levantadas pelos mesmos em sua passagem pelos referidos cursos. Percorrendo o campo da Pedagogia Universitária em Dança dialogam sobre temas como: construção da prática de ensino-aprendizagem, repertório formativo dos estudantes, relações interpessoais e especificidades do percurso universitário no contato com os discentes. Considerando suas próprias formações para observar o cenário estudado, os autores abordam situações vivenciadas no cotidiano docente, trazendo ainda episódios protagonizados por estudantes para compor diálogos pedagógicos e apontar elementos pertinentes ao universo da docência no magistério superior.
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