Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-12-01. Leia a versão mais recente.

Coreografia de uma docência substituta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58989

Palavras-chave:

Dança, Docência, Graduação, Universidade.

Resumo

Este ensaio vale-se de uma abordagem autoetnográfica (FORTIN, 2009; DANTAS, 2016) para narrar um conjunto de experiências docentes vividas por dois professores substitutos nos cursos de graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), modalidades licenciatura e bacharelado, no período de setembro de 2021 a setembro de 2022. Utiliza a estrutura textual de cartas para estabelecer a comunicação entre os dois autores e pôr em relação questões levantadas pelos mesmos em sua passagem pelos referidos cursos. Percorrendo o campo da Pedagogia Universitária em Dança dialogam sobre temas como: construção da prática de ensino-aprendizagem, repertório formativo dos estudantes, relações interpessoais e especificidades do percurso universitário no contato com os discentes. Considerando suas próprias formações para observar o cenário estudado, os autores abordam situações vivenciadas no cotidiano docente, trazendo ainda episódios protagonizados por estudantes para compor diálogos pedagógicos e apontar elementos pertinentes ao universo da docência no magistério superior.

Biografia do Autor

Fellipe Santos Resende, Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, Fortaleza, Ceará

Artista-pesquisador da Dança, performer e coreógrafo. É doutor e mestre em Artes Cênicas, licenciado e especialista em Dança, fisioterapeuta e instrutor de método Pilates. Foi professor substituto das graduações em Dança (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor de dança clássica e de abordagens técnicas contemporâneas no Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes (Fortaleza/CE).

Thiago Mota Torres, Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim (Fortaleza/CE)

Artista da Dança, professor, dramaturgista e criador-intérprete em dança contemporânea. É bacharel em Dança e mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor substituto das graduações em Dança (Licenciatura e Bacharelado) da UFC e é professor dos Cursos Técnicos em Dança da Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim nos módulos de Dramaturgia da Dança.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-12-01

Versões

Como Citar

SANTOS RESENDE, Fellipe; MOTA TORRES, Thiago. Coreografia de uma docência substituta. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 332–346, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.58989. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/58989. Acesso em: 14 jul. 2024.