Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-12-01. Leia a versão mais recente.

Coreografia de uma docência substituta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58989

Palavras-chave:

Dança, Docência, Graduação, Universidade.

Resumo

Este ensaio vale-se de uma abordagem autoetnográfica (FORTIN, 2009; DANTAS, 2016) para narrar um conjunto de experiências docentes vividas por dois professores substitutos nos cursos de graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), modalidades licenciatura e bacharelado, no período de setembro de 2021 a setembro de 2022. Utiliza a estrutura textual de cartas para estabelecer a comunicação entre os dois autores e pôr em relação questões levantadas pelos mesmos em sua passagem pelos referidos cursos. Percorrendo o campo da Pedagogia Universitária em Dança dialogam sobre temas como: construção da prática de ensino-aprendizagem, repertório formativo dos estudantes, relações interpessoais e especificidades do percurso universitário no contato com os discentes. Considerando suas próprias formações para observar o cenário estudado, os autores abordam situações vivenciadas no cotidiano docente, trazendo ainda episódios protagonizados por estudantes para compor diálogos pedagógicos e apontar elementos pertinentes ao universo da docência no magistério superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe Santos Resende, Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes, Fortaleza, Ceará

Artista-pesquisador da Dança, performer e coreógrafo. É doutor e mestre em Artes Cênicas, licenciado e especialista em Dança, fisioterapeuta e instrutor de método Pilates. Foi professor substituto das graduações em Dança (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal do Ceará. Atua como professor de dança clássica e de abordagens técnicas contemporâneas no Curso de Formação Básica em Dança da Vila das Artes (Fortaleza/CE).

Thiago Mota Torres, Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim (Fortaleza/CE)

Artista da Dança, professor, dramaturgista e criador-intérprete em dança contemporânea. É bacharel em Dança e mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor substituto das graduações em Dança (Licenciatura e Bacharelado) da UFC e é professor dos Cursos Técnicos em Dança da Escola Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim nos módulos de Dramaturgia da Dança.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-12-01

Versões

Como Citar

SANTOS RESENDE, Fellipe; MOTA TORRES, Thiago. Coreografia de uma docência substituta. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 332–346, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.58989. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/58989. Acesso em: 19 dez. 2025.