O Brincar de Dançar:

propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59047

Palavras-chave:

Dança na escola, Brincadeiras e jogos corporais, Estágio supervisionado

Resumo

Este texto brincante-dançante tem como objetivo compreender as implicações do uso de jogos e brincadeiras nas propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais), relatando a experiência no componente curricular  Estágio Supervisionado I - Dança, do Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, desenvolvido na Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa-PB, no segundo semestre de 2022. Desse modo, organizamos o escrito em duas categorias teóricas intituladas: Jogos e brincadeiras: possíveis diálogos com propostas pedagógicas em Dança e Entre brincar e dançar: o Currículo do Ensino Fundamental na Paraíba.

Biografia do Autor

Rayrane Melyssa Lima Aragão, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil.

Graduanda no curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil.

Professora Adjunto III do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrando aulas para o Curso de Licenciatura em Dança. Doutora em Educação, na linha de Educação Popular, pela UFPB. Mestre em Letras, na área de Estudos Literários, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Dança, com habilitação em Bacharelado e Licenciatura, pela UFV. Foi professora substituta do Curso de Graduação em Dança da UFV no período de 2010 a 2012, professora pesquisadora da CAPES/PARFOR, ministrando a disciplina Movimentos Corporais para o Curso de Primeira Licenciatura em Artes, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2011 e professora concursada da área de Artes para o Ensino Fundamental II pela Prefeitura de Ponte Nova-MG entre os anos de 2008 e 2010.

Referências

ANTUNES, Silmara Ferreira. Brincar e dançar… É só começar. 2003. 78 pgs. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2003.

BOAVENTURA, Michelle A. G. O trabalho docente em dança: uma análise crítica desde a formação à atuação na Educação Básica. 2021. 303 pgs. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

BORGES, Luciane Sarmento Pugliese, Beatriz Adeodato Alves de Souza, Giovana Zen. Ensino da dança para crianças. Salvador: UFBA, Escola de Dança; Superintendência de Educação a Distância, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 14 de dez. de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 abril. 2019.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – o jogo como elemento da cultura. 4ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

PARAÍBA. Ministério da Educação. Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Proposta Curricular do Estado da Paraíba, 2018. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_pb.pdf . Acesso em: 17 maio. 2023.

SANTOS, Juliana Ormastroni de Carvalho. Perspectiva Crítico-Reflexiva e colaboração na formação do professor. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n.1, p. 85-99, jan./mar., 2019.

Spolin, Viola. Improvisação para o teatro.Tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. Estudos: 62, dirigida por J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2024-05-09

Versões

Como Citar

MELYSSA LIMA ARAGÃO, Rayrane; APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA, Michelle. O Brincar de Dançar: : propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais). Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 49–65, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59047. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59047. Acesso em: 22 jun. 2024.