O Brincar de Dançar:

propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59047

Palabras clave:

Dança na escola, Brincadeiras e jogos corporais, Estágio supervisionado

Resumen

Este texto brincante-dançante tem como objetivo compreender as implicações do uso de jogos e brincadeiras nas propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais), relatando a experiência no componente curricular  Estágio Supervisionado I - Dança, do Curso de Licenciatura em Dança, da Universidade Federal da Paraíba, desenvolvido na Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários, em João Pessoa-PB, no segundo semestre de 2022. Desse modo, organizamos o escrito em duas categorias teóricas intituladas: Jogos e brincadeiras: possíveis diálogos com propostas pedagógicas em Dança e Entre brincar e dançar: o Currículo do Ensino Fundamental na Paraíba.

Biografía del autor/a

Rayrane Melyssa Lima Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda no curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto III do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrando aulas para o Curso de Licenciatura em Dança. Doutora em Educação, na linha de Educação Popular, pela UFPB. Mestre em Letras, na área de Estudos Literários, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Dança, com habilitação em Bacharelado e Licenciatura, pela UFV. Foi professora substituta do Curso de Graduação em Dança da UFV no período de 2010 a 2012, professora pesquisadora da CAPES/PARFOR, ministrando a disciplina Movimentos Corporais para o Curso de Primeira Licenciatura em Artes, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2011 e professora concursada da área de Artes para o Ensino Fundamental II pela Prefeitura de Ponte Nova-MG entre os anos de 2008 e 2010.

Citas

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Publicado

2023-09-02 — Actualizado el 2024-05-09

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Cómo citar

MELYSSA LIMA ARAGÃO, Rayrane; APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA, Michelle. O Brincar de Dançar: : propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais). Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 49–65, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59047. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59047. Acesso em: 17 jul. 2024.