The Play of Dancing:

Pedagogical Proposals for Dance in Elementary School I (early years)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59047

Keywords:

Dança na escola, Brincadeiras e jogos corporais, Estágio supervisionado

Abstract

This playful-dancing text aims to understand the implications of the use of games and plays in pedagogical proposals in dance in the Elementary School I (early years). It reports the experience of the curricular component Supervised Internship I -Dance, of the dance degree course at the Universidade Federal da Paraíba, developed at elementary municipal school Aruanda, located in the neighborhood called Bancários in João Pessoa-PB, in the second semester of 2022. Thus, we organized this article into two theoretical categories entitled: Games and plays: possible dialogues with pedagogical proposals in Dance and Between playing and dancing: the Elementary School Curriculum in Paraíba

Author Biographies

Rayrane Melyssa Lima Aragão, Federal University of Paraíba

Graduanda no curso de Licenciatura em Dança do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura, Federal University of Paraíba

Professora Adjunto III do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrando aulas para o Curso de Licenciatura em Dança. Doutora em Educação, na linha de Educação Popular, pela UFPB. Mestre em Letras, na área de Estudos Literários, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Dança, com habilitação em Bacharelado e Licenciatura, pela UFV. Foi professora substituta do Curso de Graduação em Dança da UFV no período de 2010 a 2012, professora pesquisadora da CAPES/PARFOR, ministrando a disciplina Movimentos Corporais para o Curso de Primeira Licenciatura em Artes, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2011 e professora concursada da área de Artes para o Ensino Fundamental II pela Prefeitura de Ponte Nova-MG entre os anos de 2008 e 2010.

References

ANTUNES, Silmara Ferreira. Brincar e dançar… É só começar. 2003. 78 pgs. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2003.

BOAVENTURA, Michelle A. G. O trabalho docente em dança: uma análise crítica desde a formação à atuação na Educação Básica. 2021. 303 pgs. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

BORGES, Luciane Sarmento Pugliese, Beatriz Adeodato Alves de Souza, Giovana Zen. Ensino da dança para crianças. Salvador: UFBA, Escola de Dança; Superintendência de Educação a Distância, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 14 de dez. de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 abril. 2019.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens – o jogo como elemento da cultura. 4ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

PARAÍBA. Ministério da Educação. Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Proposta Curricular do Estado da Paraíba, 2018. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_pb.pdf . Acesso em: 17 maio. 2023.

SANTOS, Juliana Ormastroni de Carvalho. Perspectiva Crítico-Reflexiva e colaboração na formação do professor. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 4, n.1, p. 85-99, jan./mar., 2019.

Spolin, Viola. Improvisação para o teatro.Tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. Estudos: 62, dirigida por J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Published

2023-09-02 — Updated on 2024-05-09

Versions

How to Cite

MELYSSA LIMA ARAGÃO, Rayrane; APARECIDA GABRIELLI BOAVENTURA, Michelle. The Play of Dancing: : Pedagogical Proposals for Dance in Elementary School I (early years). Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 49–65, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59047. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59047. Acesso em: 17 jul. 2024.