Encontros entre práticas: Bartenieff FundamentalsSM e Body-Mind CenteringSM
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55160Keywords:
Bartenieff Fundamentals, Body-Mind Centering, dança, prática somática, narrativa somática.Abstract
Este artigo aborda um encontro entre duas linhagens somáticas influenciadoras da dança: Sistema Laban-Bartenieff e Body-Mind CenteringSM (BMC), ou mais especificamente,os Fundamentos propostos por Bartenieff e os princípios dos Padrões Neurocelulares Básicos (PNB). Nas duas linhagens existe a indicação de reviver as fases de desenvolvimento do movimento humano como estratégia de reorganização da conectividade corporal para desfazer bloqueios, automatismos e como suporte nas elaborações criativas de movimentos. As duas abordagens influenciaram e continuam alimentando mudanças nos modos de ensinar e criar danças. Neste trabalho partilho uma narrativa somática construída por certos princípios conectivos deste vasto campo experienciado a partir de enunciados (imaginação guiada) e sequências prévias de movimento orientadas pelas duas abordagens. A narrativa indica processos em elo, de movimentos internos até mudanças de forma no espaço, do chão até a locomoção, em conexões com as Cinesferas (interna, pessoal e exterior), na partilha integrada entre corpo e ambiente.References
BARTENIEFF, I. & LEWIS, D. Body Movement: Coping the environment. Amsterdam: Gordon and Breach Publishers, 1980.
BARTENIEFF, I. Notes from a Course in Correctives. New York: The Dance Notation Bureau, Inc. Third Printing/impressão xerox, 1977.
COHEN, B. B. Basic Neurocellular Patterns: Exploring Developmental Movement. El Sobrante: Burchfield Rose Publishers, 2018.
___________. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body-Mind Centering. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2015.
CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringSM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
EDDY, M. Mindful Movement: The evolution of the Somatic Arts and Conscious Action. Chicago: The University of Chicago Press, 2017.
__________. Uma breve história das práticas somáticas e da dança: desenvolvimento histórico do campo da educação somática e suas relações com a dança. Repertório, Salvador, ano 21, n. 31, p. 25-61, 2018.2.
__________. Corporalização Dinâmica: Uma abordagem somática para a educação, as artes, a saúde e a interconectividade. In CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringTM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o Sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª edição revisada. São Paulo: Editora Annablume, 2006.
_________________. Somática como pesquisa: Autonomias em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. CUNHA, C.S., PIZARRO, D.; VELLOZO, M. (orgs). Práticas somáticas em dança: Body-Mind CenteringTM em Criação, Pesquisa e Performance. Vol.1. Brasília: Editora IFB, p. 29-25, 2019.
_________________. Mexendo as cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo ?. Evento Mal-estar na Cultura. Pós-graduação em Filosofia -IFCH-UFRGS, 2010. Disponível em www.malestarnacultura.ufrgs.br
LABAN, R. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.
HACKNEY, Peggy. Making Connections: Total Body Integration through Bartenieff Fundamentals. New York: Routledge, 2002.
MILLER, Gill W; ETHRIDGE, Pat; MORGAN, Kate T. Exploring Body-Mind Centering: An Anthology of experience and method. Berkeley/California: North Atlantic Books, 2011.
PEES, Adriana A. Body-Mind Centering©: A dança e a poética nas linhas dançantes de Paul Klee. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2016.
WAHL, Colleen. Laban/Bartenieff Movement Studies: contemporary Applications. Champaign, IL: Human Kinetics, 2019.
Downloads
Published
Versions
- 2023-11-30 (2)
- 2022-12-30 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in the Revista Brasileira de Estudos em Dança are
responsible for the content of signed articles and retain copyright.
They grant the journal the right of first publication with the work simultaneously
licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 License
(Open Archives Initiative - OAI). This feature, used for open-access journals,
allows sharing work for non-commercial purposes and acknowledges
authorship. If the text is later published in another vehicle, the author
must inform that it was initially published as an article in the Revista Brasileira
de Estudos em Dança. Therefore, even if the journal owns the first publication,
authors are entitled to publish their work in institutional repositories or on
their personal pages, even if the editorial process has not been completed.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to maintain the language standard, respecting the authorial style.