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Improvisações com ob.jetos-arquivo: dançamos-armengue & vestimos parangolés ancestrais
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55370Keywords:
danças negras, armengue, parangolé, improvisação com objetos, anticolonial, intercorporeidade.Abstract
Neste artigo, a noção de improvisação em dança é abordada a partir de processos criativos com base nas cosmogonias afro-brasileiras. Denominamos nossas experienciAções de Dança Armengue. São criações cênicas anticoregráficas e contradramatúrgicas nas quais fazemos uso de objetos (ob.jetos-arquivo) em suas composições corp.orais. Essas criações foram feitas durante oficinas e aulas as quais foram usados princípios da Elinga, sistematizados e desenvolvidos, incialmente, em um estágio de pós-doutorado em dança no PPGDANÇA/UFBA. Um de nossos objetivos é desmantelar a visão preconceituosa, apresentada nos dicionários brasileiros, sobre o termo regional, baiano, armengue. Apresentamos provocAções desde outros pontos de vista sobre o conceito de improvisação. Argumentamos desde epistemologias da periferia, práticas criativas “rueiras” brasileiras. Neste sentido o conceito de improvisação-armengue é considerado em nossos estudos como uma arma-criativa e anticolonial do povo brasileiroDownloads
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2022-12-30
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SANTOS, Laudemir Pereira. Improvisações com ob.jetos-arquivo: dançamos-armengue & vestimos parangolés ancestrais. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 176–199, 2022. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55370. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55370. Acesso em: 21 nov. 2024.
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