About creating and researching collectively:

formative processes woven in solidarity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59050

Keywords:

Processos formativos, Criação, Coletivo, Dança, Pesquisa

Abstract

Research as a formative process has been forged and moved in the face of the logic of separate and rival individualities. To find a different path, as researchers of the body, art and education, we have insisted on experiences of collective creation and research. In this experience report, we present one of these sharing practices that have constituted the research group to which we belong, linked to a Brazilian public university. The experience brings together five researchers interested in the fields of the body, dance, education and art, at different points in their research. For this elaboration, three of us mobilised to share what we had experienced, presenting traces of the research that gave rise to the proposal for the "Pe(n)sar a pesquisa" mini-residency and then reporting on its happening and reflecting on its resonances. It was possible to recognise the importance of the collective in formative and creative processes in research that wants to weave solidarity

Author Biographies

Adrianne Ogeda Guedes, Federal State University of Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (UCAM), Mestre e doutora em Educação (UFF), Especialista em Alfabetização (UFRJ), Docência do Ensino Superior (UNIRIO) e Educação Infantil (PUC). Arte Educadora pelo Ateliê Hélio Rodrigues e formada em Expressão Corporal pela Escola Angel Vianna. Formação Ivaldo Bertazzo (2019). Realizou 300 horas de formação em Hakomi Mindfulness-Centered Somatic Psychotherapy e 150 horas de treinamento Matrixworks. Atua como professora, coordenadora em instituições educativas há mais de 30 anos. Líder do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra a Rede Diálogos ? Rede Internacional de Pesquisa, atividades colaborativas que reúnem pesquisadores do Brasil, França, Inglaterra, China, Portugal, Colômbia e Equador eo FOPPEN - Fórum Permanente de Pesquisa narrativa, composto por grupos de pesquisa de diferentes universidades. É colaboradora dos grupos de pesquisa Fiar (UFF), CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis (UFRJ), GiTaKa (Unirio) e (CIMNE/CNPq/UFF).

Carolina Cony Dariano da Rosa, Federal State University of Rio de Janeiro

Mestra em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bolsista FAPERJ Mestrado Nota 10, possui graduação em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2009). Possui formação técnica em teatro no Teatro Escola de Porto Alegre TEPA). Foi professora substituta de dança da Escola de Educação Infantil da UFRJ, (atual Cap). É professora de dança na Escola Casa Monte Alegre. Integrante do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Artes,atuando nas artes cênicas e nas artes visuais. Seus últimos trabalhos artísticos foram as séries de vídeos Dança em Pequenos Lugares (2020), Breves Danças para pequenas Telas (Série de Vídeodança criada para o Instituto Moreira Salles-2021),, Mão-translação da casa pela paisagem (intervenção urbana -circense). Transatlântico, espetáculo online, dirigido por Cristina Moura, Renato Linhares e Mariana Lima. (Texto informado pelo autor)

Luciana da Costa Quintal, Federal State University of Rio de Janeiro

Mestranda do programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (PPGEdu/UNIRIO), com a orientação da Prof. Dra. Adrianne Ogêda Guedes (UNIRIO) e co-orientação do Prof. Dr. André Bocchetti (UFRJ). Pós-Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Veiga de Almeida (2011) e em Língua Latina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2011), graduada em Letras - com habilitação em Português/Espanhol pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/2009), em Licenciatura em Teatro pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (Unítalo/2021) e em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2022). Atua como professora regente de Língua Portuguesa e Literatura da rede estadual para o Ensino Médio no Colégio Estadual Chico Anysio (30h) e no Colégio Estadual Affonso Penna (18h). Ministra também disciplinas articuladoras e eletivas, tais como Projeto de Intervenção e Pesquisa e Laboratório de Artes Cênicas. Integra o Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), coordenado pela professora Adrianne Ogêda Guedes. Integra também os projetos de pesquisa "Dança, etnografias, autoetnografias e outras narrativas" (DAC/UFRJ), coordenado pela Prof. Dra. Luciane Coccaro (UFRJ) e "Investigar o Poético" (UNIRIO), coordenado pela Prof. Dra. Priscilla Menezes (UNIRIO). Interessa as linhas de pesquisa voltadas para a Educação, no tocante à leitura, produção de textos, corporeidade e linguagens artísticas, tais como Literatura, Dança e Teatro. Escreve poesias e contos para antologias editoriais, em fase da publicação do seu primeiro livro de poesias, intitulado "Corpo que poesia", com previsão de lançamento para 2023. Atualmente em fase de pesquisa e escrita da dissertação sobre os processos artísticos e criativos de relatorias poéticas em Educação.

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Published

2023-09-02 — Updated on 2024-05-09

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How to Cite

OGEDA GUEDES, Adrianne; CONY DARIANO DA ROSA, Carolina; DA COSTA QUINTAL, Luciana. About creating and researching collectively: : formative processes woven in solidarity. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 262–280, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59050. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59050. Acesso em: 17 jul. 2024.