Sobre criar e pesquisar em coletivo:
processos formativos tecidos em solidariedades
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59050Palavras-chave:
Processos formativos, Criação, Coletivo, Dança, PesquisaResumo
A pesquisa como processo formativo tem se forjado e se movido diante da lógica das individualidades apartadas e em rivalidade. Para buscar um caminho inverso, como pesquisadoras do corpo, arte e educação, temos insistido em experiências de criação e pesquisa em coletivo. Nesse relato de experiência, apresentamos uma dessas práticas de partilha que têm constituído o grupo de pesquisa a que pertencemos, ligado a uma universidade pública brasileira. A experiência coloca em diálogo cinco pesquisadores interessados pelos campos do corpo, da dança, da educação e da arte, em momentos diferentes de suas investigações. Para esta elaboração, três de nós nos mobilizamos a compartilhar o vivido, apresentando vestígios da pesquisa que deu origem a proposta da mini-residência artística “Pe(n)sar a pesquisa” para, em seguida, relatar seu acontecimento e refletir sobre suas ressonâncias. Foi possível reconhecer a importância do coletivo nos processos formativos e criativos em pesquisas que desejam tecer solidariedades.
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