This is an outdated version published on 2023-09-02. Read the most recent version.
Dançando na escola: Ativação e conscientização dos corpos no ensino formal
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59052Keywords:
Corpo, Dança, Educação, Escola, Ensino-aprendizagem.Abstract
O presente artigo pretende investigar as possibilidades de inserção de práticas artístico-pedagógicas em Dança no ensino formal/educação básica. Ao olhar com atenção para o contexto escolar e para como a estrutura institucional, curricular e física da escola tem sido/é formada (GABARDO, 2020; VASCONCELLOS, STORCK, MOMOLI, 2018; MARQUES, 2014), encontramos as impressões que esta deixa nos corpos que fazem parte deste ambiente (KATZ E GREINER, 2005). Percebendo a realidade na qual se insere o ensino de Arte no Brasil, indagamos e testamos como podem se dar procedimentos de criação-ensino-aprendizagem em Dança na escola, articulando estas práticas com as ideias da pedagogia engajada e da criação de comunidades de aprendizagem (HOOKS, 2017, 2020, 2021), bem como de conceitos/práticas de consciência corporal e criação de discursos via corpo (ROEL, 2020; SETENTA, 2008).Downloads
Additional Files
Published
2023-09-02
Versions
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
How to Cite
MARTINS, Giancarlo; BORSATTO, Mábile; TOMAZ, Bruna Ramos. Dançando na escola: Ativação e conscientização dos corpos no ensino formal. Brazilian Journal of Dance Research, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 66–95, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59052. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59052. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Authors who publish in the Revista Brasileira de Estudos em Dança are
responsible for the content of signed articles and retain copyright.
They grant the journal the right of first publication with the work simultaneously
licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 License
(Open Archives Initiative - OAI). This feature, used for open-access journals,
allows sharing work for non-commercial purposes and acknowledges
authorship. If the text is later published in another vehicle, the author
must inform that it was initially published as an article in the Revista Brasileira
de Estudos em Dança. Therefore, even if the journal owns the first publication,
authors are entitled to publish their work in institutional repositories or on
their personal pages, even if the editorial process has not been completed.
The journal reserves the right to make normative, orthographic, and grammatical changes to maintain the language standard, respecting the authorial style.