Dançando na escola: Ativação e conscientização dos corpos no ensino formal
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59052Palabras clave:
Corpo, Dança, Educação, Escola, Ensino-aprendizagem.Resumen
O presente artigo pretende investigar as possibilidades de inserção de práticas artístico-pedagógicas em Dança no ensino formal/educação básica. Ao olhar com atenção para o contexto escolar e para como a estrutura institucional, curricular e física da escola tem sido/é formada (GABARDO, 2020; VASCONCELLOS, STORCK, MOMOLI, 2018; MARQUES, 2014), encontramos as impressões que esta deixa nos corpos que fazem parte deste ambiente (KATZ E GREINER, 2005). Percebendo a realidade na qual se insere o ensino de Arte no Brasil, indagamos e testamos como podem se dar procedimentos de criação-ensino-aprendizagem em Dança na escola, articulando estas práticas com as ideias da pedagogia engajada e da criação de comunidades de aprendizagem (HOOKS, 2017, 2020, 2021), bem como de conceitos/práticas de consciência corporal e criação de discursos via corpo (ROEL, 2020; SETENTA, 2008).Descargas
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- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
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