Esta es un versión antigua publicada el 2022-12-30. Consulte la versión más reciente.

Movimento e Experiência nas preferências de aprendizagem do grupo Corpo Composto

Autores/as

  • Giovana Consorte Instituto Federal de Goiás e Investigadora colaboradora do INET-md/polo FMH (Instituto de Etnomusicologia - Estudos em música e dança/polo FMH - Faculdade de Motricidade Humana - Ulisboa https://orcid.org/0000-0001-6689-4949
  • Elisabete Monteiro INET-md (Instituto de Etnomusicologia - Estudos em música e dança/polo FMH) Faculdade de Motricidade Humana- ULisboa http://orcid.org/0000-0001-8488-1826

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v2.n2.55316

Resumen

Este artigo é recorte da pesquisa que desenvolvemos no âmbito do Doutoramento em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, na Universidade de Lisboa, e tem como propósito investigar se o estudo direcionado do movimento influencia as preferências de aprendizagem dos sujeitos para além da sala de dança. Caracterizada como um estudo de caso de cunho qualitativo, busca tecer considerações sobre o papel do movimento do corpo na aprendizagem, a partir da experiência dos adolescentes integrantes do Grupo Corpo Composto – coletivo de pesquisa em dança e adolescência, da cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás. Para esta escrita apresentamos o caso, referencial teórico e metodologia que amparam a investigação longitudinal. Apresentamos a percepção subjetiva da experiência e as preferências de movimento por meio da análise de entrevistas pela ótica Bakhtiniana, através da Análise Dialógica do Discurso (ADD). As respostas obtivas contribuem para a identificação dos primeiros indícios de resposta.

Biografía del autor/a

Giovana Consorte, Instituto Federal de Goiás e Investigadora colaboradora do INET-md/polo FMH (Instituto de Etnomusicologia - Estudos em música e dança/polo FMH - Faculdade de Motricidade Humana - Ulisboa

Professora EBTT do Instituto Federal de Goiás, doutoranda em Motricidade Humana, especialidade Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação Ambiental pela FURG. Licenciada em Educação Física.

Elisabete Monteiro, INET-md (Instituto de Etnomusicologia - Estudos em música e dança/polo FMH) Faculdade de Motricidade Humana- ULisboa

Doutora em Dança e Mestre em Ciências da Educação. Professora de Dança no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanas/Faculdade de Motricidade Humana. Investigadora integrada no INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - Centro de estudos em música e dança/Polo FMH.

Publicado

2022-12-30

Versiones

Cómo citar

CONSORTE, Giovana; MONTEIRO, Elisabete. Movimento e Experiência nas preferências de aprendizagem do grupo Corpo Composto. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 146–175, 2022. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55316. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55316. Acesso em: 24 nov. 2024.