Esta es un versión antigua publicada el 2023-09-02. Consulte la versión más reciente.

Maracatucá?! Maracatu!: Uma prática pedagógica em Dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59035

Palabras clave:

Dança/Educação, Ensino da Dança Antirracista, Cortejo de Maracatu, Relato de experiência,

Resumen

O presente texto tem como objetivo compreender o impacto do Ensino da Dança com o Cortejo de Maracatu desenvolvido na Escola Municipal Padre Leonel da Franca, com turmas do Ensino Fundamental (anos iniciais), no segundo semestre de 2022. Desse modo, organizamos este escrito em dois batuques: (1) A cultura afro-brasileira e os documentos da educação do Ensino Fundamental (anos iniciais) da Paraíba, e (2) Os processos de ensino-aprendizagem em Dança e o Cortejo de Maracatu. Em seguida, refletimos acerca da experiência com as práticas pedagógicas em dança, no Cortejo de Maracatu. Com a efetivação deste estudo, acreditamos que a inserção dessa manifestação negra na instituição de educação formal pode indicar caminhos para pensarmos tanto numa Eduação Antirracista em Dança, como no enfrentamento ao imaginário social, o qual restringe às pessoas negras a trajetória violenta da escravização.

Biografía del autor/a

Wagner Leite dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Artista-docente da Dança, Licenciando em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Residente pedagógico em Dança no subprojeto Dança/Teatro do Programa Residência Pedagógica - UFPB. Integrante do Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo. Tenho interesse em pesquisar sobre: Ensino da Dança Antirracista, o Corpo Negro na Dança, a relação entre Dança, Identidade e Educação.

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Artiste-docente da Dança, Doutorande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

Publicado

2023-09-02

Versiones

Cómo citar

SANTOS, Wagner Leite dos; SILVA, Alexsander Barbozza da. Maracatucá?! Maracatu!: Uma prática pedagógica em Dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 240–261, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59035. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59035. Acesso em: 4 dic. 2024.