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Entre Batucar-Cantar-Dançar: Una Experiencia Pedagógica en Danza en la Educación Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.60183

Palabras clave:

Ensino da Dança, Educação Infantil, Relato de experiência em Dança, Batucar-cantar-dançar.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo comprender el impacto de la experiencia con la propuesta africana batucar-cantar-dançar en Educación Infantil, desarrollada en la Escuela de Educación Básica de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), en el segundo semestre de 2022. Así, hemos organizado el texto en torno a dos temas: (1) La Enseñanza de la Danza en el currículo de la Educación Infantil en Paraíba, y (2) La Enseñanza de la Danza en la relación tambor-cantar-danza. A continuación, describimos la experiencia con la danza en la escuela. Al escribir este estudio, reflexionamos sobre la importancia de las prácticas pedagógicas en danza basadas en saberes ancestrales e identitarios, marcados por cuestiones de raza.

Biografía del autor/a

Juliana Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artista-docente da Dança, Instrutora de Hatha Yoga e Terapeuta Integrativa. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tenho me dedicado a pesquisas soobre: Intersecsionalidade (gênero, raça e classe) e educação em Dança, práticas pedagógicas em Dança anti-racista na escola. 

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

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Publicado

2024-02-01

Versiones

Cómo citar

DA SILVA, Juliana Lima; BARBOZZA DA SILVA, Alexsander. Entre Batucar-Cantar-Dançar: Una Experiencia Pedagógica en Danza en la Educación Infantil. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 95–116, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.60183. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/60183. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência