Entre Batucar-Cantar-Dançar: Uma experiência pedagógica em Dança na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.60183

Palavras-chave:

Ensino da Dança, Educação Infantil, Relato de experiência em Dança, Batucar-cantar-dançar.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o impacto da experiência com a proposta africana batucar-cantar-dançar na Educação Infantil, desenvolvida na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no segundo semestre de 2022. Desse modo, organizamos o texto a partir de duas gingas: (1) O Ensino da Dança no currículo da Educação Infantil na Paraíba, e (2) O Ensino da Dança na relação entre o  batucar-cantar-dançar. Em seguida, descrevemos o relato da experiência com a dança no chão da escola. Dessa forma, com a escrita deste estudo, refletimos acerca da importância de práticas pedagógicas em Dança alicerçadas em saberes ancestrais e identitários, marcados pelas questões de raça.

Biografia do Autor

Juliana Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artista-docente da Dança, Instrutora de Hatha Yoga e Terapeuta Integrativa. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tenho me dedicado a pesquisas soobre: Intersecsionalidade (gênero, raça e classe) e educação em Dança, práticas pedagógicas em Dança anti-racista na escola. 

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

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Publicado

2024-02-01 — Atualizado em 2024-02-06

Versões

Como Citar

DA SILVA, Juliana Lima; BARBOZZA DA SILVA, Alexsander. Entre Batucar-Cantar-Dançar: Uma experiência pedagógica em Dança na Educação Infantil. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 95–116, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.60183. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/60183. Acesso em: 17 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência