Entre Batucar-Cantar-Dançar: Uma experiência pedagógica em Dança na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.60183

Palavras-chave:

Ensino da Dança, Educação Infantil, Relato de experiência em Dança, Batucar-cantar-dançar.

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender o impacto da experiência com a proposta africana batucar-cantar-dançar na Educação Infantil, desenvolvida na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no segundo semestre de 2022. Desse modo, organizamos o texto a partir de duas gingas: (1) O Ensino da Dança no currículo da Educação Infantil na Paraíba, e (2) O Ensino da Dança na relação entre o  batucar-cantar-dançar. Em seguida, descrevemos o relato da experiência com a dança no chão da escola. Dessa forma, com a escrita deste estudo, refletimos acerca da importância de práticas pedagógicas em Dança alicerçadas em saberes ancestrais e identitários, marcados pelas questões de raça.

Biografia do Autor

Juliana Lima da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artista-docente da Dança, Instrutora de Hatha Yoga e Terapeuta Integrativa. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tenho me dedicado a pesquisas soobre: Intersecsionalidade (gênero, raça e classe) e educação em Dança, práticas pedagógicas em Dança anti-racista na escola. 

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuo como professore substituto no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de Dança/Arte na Escola de Referência de Ensino Médio Aníbal Fernandes (EREMAFE- Recife). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

Referências

BRASIL. Law 10,639/03 of January 9, 2003. Official Gazette of the Union, Executive Branch, Brasília. Available at:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>. Ac- cessed on: May 20th. 2023.

BRASIL. Law 11,645/08 of March 10, 2008. Official Gazette of the Union, Executive Branch, Brasília. Available at:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm>. Access: 20 May. 2023.

BRASIL. National Curriculum Guidelines for Basic Education. Ministry of Basic Education. Directorate of Curricula and Integral Education. Brasí- lia: MEC, SEB, DICEI. 2013.

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; ZA- NATTA, Shalimar Calegari; NAGASHIMA, Lucila Akiko. The implementa- tion of the National Common Curricular Base in the context of neolib- eral policies. 1st ed. Curitiba: Appris, 2018.

FREYRESS, George Hilhlm (1815). Trip to the interior of Brazil. São Paulo: USP, 1982.

hooks, bell. Raise your voice: think like a feminist, think like a black woman. Trans. Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.

hooks, bell. Teaching Community: a pedagogy of hope. Trans. Kenya Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

KILOMBA, Grada. Plantation memories: episodes of everyday racism. Trans. Jess Oliveira, - 1st ed. - Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LIGIÉRO, Zeca. Drumming-Sing-Dance: design of African perfor- mances in Brazil. Aletria: Journal of Literature Studies: Federal University of Minas Gerais. v. 21, no. 1. 2011. Available at: < https://periodi- cos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18430>. Accessed on: 13 April. 2023.

NOGUEIRA. Renato. Teaching Philosophy and Law 10639. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2014.

PARAÍBA. Curriculum Proposal for the State of Paraíba: Early Child- hood Education and Elementary Education. Secretary of Education and Science and Technology. Government of Paraíba. 2021.

PARAÍBA. Service Bulletin No. 056 - Federal University of Paraíba, 2019. Available at: <http://www.ce.ufpb.br/eebas/contents/documentos/bilhete- de-encerramento.doc>. Accessed on: April 24th. 2023.

SANTOS. Inaicyra Falcão. Body and ancestry: a multicultural dance- art-education proposal. 5. ed. Curitiba: CRV, 2021.

SILVA, Marilza Oliveira da. Indigenous and Afro-Brazilian dances. Sal- vador: UFBA, School of Dance; Superintendency of Distance Education. 2018. Available at: <https://repositorio.ufba.br/bit- stream/ri/28065/1/eBook_Dan%c3%a7as_Ind%c3%adgenas_e_Afrobra- sileiras_UFBA.pdf>. Accessed on: July 19th. 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da Silva. Identity Documents: an introduction to curriculum theories. 3rd ed. - 10. reprint. - Belo Horizonte: Autêntica Ed- itora, 2017.

Publicado

2024-02-01 — Atualizado em 2024-02-06

Versões

Edição

Seção

Relatos de experiência