Livro de Dançar, Improvisar e Compor
dramaturgia (coreo)gráfica expandida e conectiva - do livro à ação
DOI:
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v2.n4.62355Palabras clave:
dança, improvisação, composição em dança, dramaturgia expandida, conectividadeResumen
Este artigo refere-se à experiência das Mulheres da Improvisação na escrita e diferentes usos do Livro de Dançar: cartas para improvisar e compor (2022). Sua escrita foi composta a partir da da conexão entre interesses investigativos distintos, e disto se desdobra a multiplicidade de seus usos, surgindo dramaturgias expandidas (Araújo; Didonet, 2021; Vieira, 2021; Santana; Mascarenhas Et Al., 2021; Tourinho, 2021) e conectivas (De Laet, 2018) nos modos de experimentar as cartas. Discutimos estes desdobramentos do Livro de Dançar nas ocasiões em que foi acionado para os fins a que o elaboramos e outros imprevisíveis. Houve formatos distintos de lançamentos e aulas em variadas cidades e ocasiões, que deflagraram diferenças quanto à leitura/ação do livro. Refletimos sobre como são conectados novos interesses de estudo, arquivos, corporeidades, repertórios técnicos e estéticos, através dos quais o texto se torna experiência, e a dramaturgia expande espaçostempos (Araújo; Didonet, 2021).
Citas
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