Mal passado:
por uma historiografia da dança a partir de uma perspectiva marxista anticolonial
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2022.v1.n1.52367Mots-clés :
Dança, História da dança, MarxismoRésumé
Esse artigo destaca os desafios em se pesquisar o campo de conhecimento História debruçado sobre a prática da dança e suas produções, particularmente quando organizado como componente curricular num curso de formação superior em dança – uma licenciatura. A crise que se atravessa diante do reconhecimento colonizador de um conhecimento é aqui analisada a partir de uma perspectiva marxista anticolonial onde os questionamentos diante dos conteúdos e das narrativas históricas tomam um lugar central. Para além, se pergunta que lugar ocupa os conhecimentos da história oficial da dança. Como fazer cruzar os conhecimentos já produzidos com a realidade e as histórias dos sujeitos do tempo presente? Dessa forma, as análises historiográficas da dança acabam destacando o que se constituiu e ainda se mantem como hegemônico e o que foi invisibilizado. O mal passado existente e vivido no presente, que carrega em si as contradições e a condição de reelaboração e transformação.
Références
BODEI, Remo. A história tem um sentido? Tradução de Reginaldo Di Piero. Bauru: EDUSC, 2001.
EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Tradução de Maria Lucian Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
FERNANDES, Sabrina. Se quiser mudar o mundo: um guia político para quem se importa. São Paulo: Planeta, 2020.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LOSURDO, Domenico. O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer. Tradução de Ana Maria Chiarini. São Paulo: Boitempo, 2018.
MÉZAROS, István. O poder da ideologia. Tradução de Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2004.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-05-10 (4)
- 2023-12-01 (3)
- 2023-11-30 (2)
- 2022-07-15 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.