Os processos educativos em dança e as práticas pedagógicas:
desalinhos entre Dança e Educação
DOI :
https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53947Mots-clés :
Dança, Educação, Pedagogização, Corpos dóceis.Résumé
Este artigo pretende apresentar os resultados de uma cartografia da dança no contexto escolar. Objetiva-se problematizar as práticas pedagógicas no ensino de dança em três escolas públicas da rede municipal de Betim/MG nos anos iniciais do Ensino Fundamental, adotando como referencial principal as reflexões dos filósofos Michel Foucault (1998) e Gilles Deleuze (2007). O método cartográfico é utilizado por meio do diário de bordo com as experimentações de uma artista-docente-cartógrafa no período compreendido entre 2017 e 2019, bem como realiza-se a análise de um arquivo de periódicos acadêmicos com qualificação CAPES A1 e A2, nas áreas das Artes, da Educação e da Educação Física. Nessa cartografia foi possível identificar que o modo como se ensina dança corrobora para uma mecanização e uma pedagogização do ensino de dança e a formação de corpos dóceis.
Références
AFONSO, Manuela dos Anjos. O lugar da arte na escola. Revista da Fundarte, Montenegro, n. 28, p. 1-14, 2014. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/147. Acesso em: 20 jan. 2021.
BALDI, Neila Cristina; OLIVEIRA, Júlia Urach. Donata de; PATIAS, Isabela Teixeira. Procedimentos artístico-pedagógicos em dança a partir da decolonialidade e da autobiografia. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 37, n. 37, p. 127-139, 2019. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/636. Acesso em: 19 jan. 2021.
BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. A Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 3 set. 2020.
CORRÊA, Josiane Franken; SILVA, Iassanã Martins da; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Concepções Pedagógicas no ensino de dança: apontamentos. Revista da Fundarte, Montenegro, a. 17, n. 34, p. 31-44, ago./dez. 2017. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/221058/001059030.pdf?sequence=1. Acesso em: 20 dez. 2020.
DELEUZE, G. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platos: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução: Aurelio Guerra Neto, Ana Lucia de Oliveira, Lucia Claudia Leao e Suely Rolnik. v. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
FALKEMBACH, Maria Fonseca. Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 129-143, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129. Acesso em: 13 set. 2020.
FIGUEIREDO, Valeria; PAIVA, Warla Giany. Reflexões sobre a disciplina de estágio curricular obrigatório I e II do curso de licenciatura em dança da UFG. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 37, n. 37, p. 54-71, 2019. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/667. Acesso em: 22 set. 2020.
FOUCAULT, M. Poder-Corpo. In: Microfísica do Poder. Rio de Janerio: Graal, 13. ed., 1998, p. 145-152.
FOUCAULT, Michel. O que é a Crítica? (Crítica e Aufklärung). In. Estratégias, poder-saber. Tradução: C. Galdino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 169-190. (Ditos e Escritos, VI)
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Lígia M. Ponte Vassallo. Petrópolis: Vozes, 2004.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1992.
FREITAS, Roberto de. A. Dança na Educação Básica da rede pública municipal de ensino de Teresina/Piauí – uma realidade em crescimento. Revista da Fundarte, Montenegro, a. 19, n. 37, p. 298-315, jan./mar. 2019. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/654. Acesso em: 30 mar. 2020.
LABAN, Ruldolf. Dança Educativa Moderna. Tradução: Maria da Conceição Parayba Campo. São Paulo: Ícone, 1990.
LEMOS, Cássio Fernandes; OLIVEIRA, Andréia Machado. Mapeamento, Processo, Conexões: a cartografia como metodologia de pesquisa. Paralelo 31, Pelotas, ed. 8, p. 41-52, jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/paralelo/article/view/13299. Acesso em: 8 nov. 2020.
MARQUES, Isabel. A. Ensino de dança hoje: texto e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES, Larissa Kelly Oliveira. O. Reflexões sobre o ensino de arte na escola e a atuação do professor: entradas pela dança. PÓS, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 26-43, nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15601. Acesso em: 30 abr. 2020.
NASCIMENTO, Djenifer Geske; AIRES, Daniel; BARBOZA, Mônica Corrêa. A Preço de Fábrica: proposição da Dança Contempop no contexto escolar. Revista da Fundarte, Montenegro, a. 19, n. 37, p. 222-241, jan./mar. 2019. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/650/pdf_12. Acesso em: 5 maio 2020.
NORONHA, Maria Maura de Oliveira; BESSA-OLIVEIRA, Marcos Antônio. Corpos roubados nos saberes do ensino de Arte. Revista da Fundarte, Montenegro, a. 19, n. 37, p. 417-437, jan./mar. 2019. Disponível em: em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/662. Acesso em: 15 fev. 2020.
PARISOTO, Bruno; PINTO, Aline Silva; LOPES, Sílvia da Silva. AVALI-AÇÃO: O professor de dança como avaliador de quê? Revista da Fundarte, Montenegro, a. 14, n. 27, p. 33-39, jan./jun. 2014. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/download/50/135
. Acesso em: 19 abr. 2020.
RAMOS, Tarcísio dos Santos. A aprendizagem mecânica e a dança: Tensões entre professor e aluno. PÓS, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 43-56, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15600. Acesso em: 30 abr. 2020.
RODRIGUES, Joice Soares.; LESSA, Helena Thofehrn. Jogo, brincadeira, presença: corpos lúdicos e expressivos em aulas de dança na escola. Revista da Fundarte, Montenegro, a. 20, n. 41, p. 1-18, abr./jun. 2020. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/731 . Acesso em: 15 out. 2020.
SARDELICH, Maria Emília. Encontros com a arte em autobiografias de Licenciandas em Pedagogia. Revista da Fundarte, Montenegro, v. 39, n. 39, p. 69-88, 2019. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/672. Acesso em: 17 out. 2020.
STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. ed. 4. Campinas: Papirus, 2006.
SOUZA, Severino Ramos Lima; FRANCISCO, Ana Lúcia. O Método da Cartografia em Pesquisa Qualitativa: Estabelecendo Princípios... Desenhando Caminhos... Atas do 5° Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa - Investigação Qualitativa em Saúde. Porto: 2016. v. 2. p. 811-820. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/826/812 . Acesso em: 15 out. 2020.
VIEIRA, Alba Pedreira; BOND, Karen E. Experiências vividas em dança: arte e relacionamento corporificado. PÓS, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 129-149, nov. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15501. Acesso em: 3 out. 2021.
VIEIRA, Marcílio de Souza. Interfaces entre a dança, a educação infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). PÓS, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 8-25, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15585. Acesso em: 5 maio 2021.
TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSA, Geraldo Antônio da. Indústria cultural, biopolítica e educação. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 3, p. 423-442, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656429 . Acesso em: 20 jan. 2021.
ZANETTI, Fernando Luiz. O Encontro da Arte com a Educação: o papel do saber psicológico. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 255-275, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/MXgWjgFsqTDSGrvX9vVVDvv/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2020.
ZANETTI, Fernando Luiz. A emergência da cultura visual: alguns elementos da mutação do sujeito arte-educativo. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/8VJJVdynwDR8QSjn3qsTRHy/?lang=pt. Acesso em: 8 abr. 2022.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2024-05-09 (3)
- 2023-12-01 (2)
- 2023-09-02 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança sont responsables du contenu des articles signés et en conservent les droits d'auteur. Ils accordent au journal le droit de première publication avec le travail simultanément sous Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 License (Open Archives Initiative - OAI). Cette ressource, utilisée pour les revues en libre accès, permet de partager l'œuvre à des fins non commerciales avec mention de la paternité. Si le texte est publié ultérieurement dans une autre revue, l'auteur doit indiquer qu'il a été publié à l'origine comme article dans la Revista Brasileira de Estudos em Dança. Ainsi, même si la revue est propriétaire de la première publication, les auteurs ont le droit de publier leurs œuvres dans des dépôts institutionnels ou sur leurs pages web personnelles, même si le processus éditorial n'est pas terminé.
La revue se réserve le droit d'apporter des modifications normatives, orthographiques et grammaticales afin de maintenir le standard linguistique, en respectant toutefois le style de l'auteur.