Ceci est une version obsolète publiée le 2023-09-02. Consultez la version la plus récente.

Ensaios para pensar a formação docente em dança (e demais licenciaturas)

Auteurs

  • Fernanda de Souza Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55139

Mots-clés :

formação docente, prática educativa, Dança.

Résumé

O presente texto possui o intuito de compartilhar o resultado de algumas reflexões derivadas de recorrentes comentários e questionamentos que proveram dos/as docentes de Dança em formação inicial e/ou continuada com os quais a autora lidou profissionalmente nos diversos espaços educativos em que atuou ao longo dos anos. Com carascterística de ensaio, a proposta é a de abordar aspectos, dilemas e polêmicas mais gerais sobre a docência, agrupadas em 8 categorias, redigidas em formato de perguntas. Sem o objetivo de apontar respostas acabadas e fechadas, elencou-se algumas considerações a partir de experiências advindas do “chão da escola”, em diálogo com autoras/es específicos, de modo a favorecer debates mais abertos sobre entendimentos e desentendimentos em torno da profissão docente, especialmente, no campo da Dança na Educação Básica, com a potência de se expandir às demais licenciaturas.

Biographie de l'auteur

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás

Professora Assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG - FEFD). Membro do grupo de estudos: Pesquisa e Primeira infância: Linguagens e Culturas infantis, sob coordenação da Prof Patrícia Prado (FE/USP). Coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação "Dançarelando" qque enfatiza as metodologias de ensino e pesquisa em Dança com crianças e docentes. É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e Doutoranda do programa de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Autora dos livros "Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil", "Dança e Educação: 30 experiências lúdicas com crianças" e "Dançarelando: Arte, Educação e Infância".

Références

BARBOSA, Ana Mae. História da arte-educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia técnica Arte Política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter. Omelete de amoras. In:______. (Org.) Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995, p.219-220.

BORDA, Fals Orlando. Una sociología sentipensante para América Latina: antología. Bogotá: CLACSO, 2009.

CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Porto Alegre: L&PM, 1998.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TOQUINHO. Aquarela. 1983. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T5c4I4J46iE Acesso:17 out. 2022.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

GALLO, Silvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: Congresso internacional cotidiano: diálogos sobre diálogos 2. 2008, Niterói, Anais: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/04/GalloEuOutroOutros.pdf Acesso: 23 fev. 2021.

GUN, Murilo. Reaprendizagem criativa. Curso on-line. São Paulo: Keep Learning School. Disponível em https://www.murilogun.com.br/cursos. Acesso 24 abr. 2021.

GUTMAN, Ron. O poder do sorriso. TED. Youtube, out. 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U9cGdRNMdQQ&t=228s. Acesso em: 22 set. 2022.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. UNICAMP, Campinas, n.19, jan./abr., 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso 10 mar. 2019.

MARQUES, Isabel Azevedo. Revisitando a dança educativa Moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v.2, p.276-281, 2011.

MARTINS, Miriam Celeste. Antídotos para “alergias pedagógicas”: a ação e o conceito muito além da atividade e do conteúdo. Anais 28º Encontro Nacional Da Associação Nacional De Pesquisadores Em Artes Plásticas. 2019, Cidade de Goiás. p. 2388-2404. Disponível em:

http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro_____MARTINS_Mirian_Celeste_2388-2404.pdf Acesso: 22 set. 2022.

MERLI, Angélica de Almeida. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: reflexões em encontros formativos. 2021. 207f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

MORA, Ana Sabrina; PRADO, Patrícia Dias. Antropología de prácticas corporales-artísticas. In: Seminário Internacional Corpinfâncias Feusp. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=prNr4M_kGBk&t=4430s Acesso: 22 set. 2022.

NASCIMENTO, Milton. Bola de Meia, Bola de Gude. 1988. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3T0WwdknIuI Acesso: 17 out. 2022.

NOGUERA, Renato. Infância em afroperspectiva: articulações entre sankofa, ndaw e terrixistir. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. n. 31, mai./out., 2019, p.53-70. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28256/ 24239. Acesso: 17 abr. 2021.

NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de. Módulo 26: Arte e cultura popular. Brasília, 2011.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RAM, Sri. O ponto de vista dos outros. In:______. (Org.) O Interesse Humano. Brasília: Teosófica, 2015, p.5-7.

REAL, Márcio Penna Corte. Artes, cultura e educação: desafios e possibilidades para a educação. Palestra. III Seminário de Ensino e Pesquisa em Dança – “Atravessamentos e Entremeios” do curso de Licenciatura em Dança. Universidade Federal de Goiás, 2017.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2000.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 79-91.

SOUZA-SANTOS, Boaventura. Construindo as epistemologias do Sul: antologia Essencial. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas. Buenos Aires: CLACSO, 2018.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev Semiónovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Téléchargements

Publiée

2023-09-02

Versions

Comment citer

ALMEIDA, Fernanda de Souza. Ensaios para pensar a formação docente em dança (e demais licenciaturas). Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 306–331, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.55139. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55139. Acesso em: 23 nov. 2024.