Ensaios para pensar a formação docente em dança (e demais licenciaturas)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55139

Palavras-chave:

formação docente, prática educativa, Dança.

Resumo

O presente texto possui o intuito de compartilhar o resultado de algumas reflexões derivadas de recorrentes comentários e questionamentos que proveram dos/as docentes de Dança em formação inicial e/ou continuada com os quais a autora lidou profissionalmente nos diversos espaços educativos em que atuou ao longo dos anos. Com carascterística de ensaio, a proposta é a de abordar aspectos, dilemas e polêmicas mais gerais sobre a docência, agrupadas em 8 categorias, redigidas em formato de perguntas. Sem o objetivo de apontar respostas acabadas e fechadas, elencou-se algumas considerações a partir de experiências advindas do “chão da escola”, em diálogo com autoras/es específicos, de modo a favorecer debates mais abertos sobre entendimentos e desentendimentos em torno da profissão docente, especialmente, no campo da Dança na Educação Básica, com a potência de se expandir às demais licenciaturas.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Brasil

Professora Assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG - FEFD). Membro do grupo de estudos: Pesquisa e Primeira infância: Linguagens e Culturas infantis, sob coordenação da Prof Patrícia Prado (FE/USP). Coordena o projeto de pesquisa, extensão e formação "Dançarelando" qque enfatiza as metodologias de ensino e pesquisa em Dança com crianças e docentes. É mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e Doutoranda do programa de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Autora dos livros "Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil", "Dança e Educação: 30 experiências lúdicas com crianças" e "Dançarelando: Arte, Educação e Infância".

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Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2024-05-09

Versões

Como Citar

DE SOUZA ALMEIDA, Fernanda. Ensaios para pensar a formação docente em dança (e demais licenciaturas). Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 306–331, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.55139. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55139. Acesso em: 26 dez. 2024.