Ceci est une version obsolète publiée le 2023-09-02. Consultez la version la plus récente.

O ciclo da água no corpo: uma sequência didática de dança

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59045

Mots-clés :

dança na escola, educação, sequência didática, interdisciplinaridade, processo coreográfico

Résumé

Este artigo apresenta um exemplo de uma sequência didática de Dança, planejada para fazer conexões interdisciplinares com os conteúdos de Ciências, realizada com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de São Paulo. A sequência, composta por 11 aulas, teve como objetivo estimular a autoria dos estudantes no processo coreográfico, explorando o eixo da série "Convivendo com a água". A descrição dessa sequência foi parte da dissertação de mestrado intitulada "Dança para crianças na Educação: ritmo, brincadeira e imaginação", defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", na linha de pesquisa Estéticas e Poéticas Cênicas, orientada pela Profa. Dra. Lilian Freitas Vilela. A autora, educadora e artista da dança, fundamentou sua prática profissional na abordagem Orff-Schulwerk e em sua experiência como dançarina na Balangandança Cia.

Palavras-chave: dança na escola; educação; sequência didática; interdisciplinaridade; processo coreográfico.

Biographie de l'auteur

Dafne Sense Michellepis, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Mestre pelo PPG em Artes Cênicas na área Estéticas e Poéticas Cênicas no IA/UNESP-SP. Bacharel em Dança pela UNICAMP. Licenciada em Pedagogia pela Alfa América-SP. Desde 1997 é membro da Balangandança Cia. de dança contemporânea para crianças. Representou o Brasil na Daci_Dance and Child International em congressos na Austrália (1994), Finlândia (1997), Portugal (1998), Holanda (2006) e no Festival Internacional EsCena, no Chile (2011). Fez parte do GEPGEE, Grupo de Estudo de Pedagogia, Gesto, Expressão e Educação na Faculdade de Educação da USP (2015-2017). Professora de dança curricular na Educação Infantil e Ensino Fundamental na Escola Viva-SP (2004-2018). Na Escola Concept-SP teve contato com abordagens pedagógicas como PBL, VTR e HoM (2019). Certificada pelo San Francisco International Orff Course (2018). Fez a direção cênica do grupo Barbatuques de percussão corporal (2018). Ministra cursos para professores com foco na linguagem corporal. Atua também como atriz, apresentadora e locutora em filmes publicitários. 

Téléchargements

Publiée

2023-09-02

Versions

Comment citer

MICHELLEPIS, Dafne Sense. O ciclo da água no corpo: uma sequência didática de dança. Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 207–239, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2023.v1.n3.59045. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/59045. Acesso em: 23 nov. 2024.