Narrativas de si: um ato político nas obras cênicas de mulheres

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.58786/rbed.2024.v3.n5.64153

Résumé

Este artigo propõe discutir a relação entre pessoal e político observando práticas dramatúrgicas que exploram as narrativas de si. Tais práticas são consideradas a partir de trabalhos apresentados na Mostra artística [nome ocultado para avaliação], transversalizando discursos sobre corpo e feminismos.  Nesse percurso, busca-se na genealogia da expressão O Pessoal é Político fundamentos que colaboram para a ampliação do conceito de política, a fim de refletir sobre a dimensão pública dos corpos e a importância de situarmos nossas falas. Sob um viés feminista, processos artísticos autorreferentes são analisados como modos de subjetivação que se fundam e validam a experiência como forma de conhecimento. O protagonismo de mulheres na cena evocando suas histórias de vida torna-se, nessa perspectiva, uma possibilidade de ressignificação da noção de político. 

Biographie de l'auteur

Vanessa Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Vanessa Macedo é diretora e coreógrafa da Cia Fragmento de Dança de São Paulo/SP, uma das gestoras do Kasulo Espaço de Arte e idealizadora do projeto Mulheres em Cena (www.ciafragmentodedanca.com.br). Bacharela em Direito (UFRN), Mestra em Artes ( UNICAMP), Doutora em Artes cênicas com estágio pós-doutoral (ECA/USP). Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós- doutorado no Programa de Pós graduação em Dança da UFRJ.    

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Publiée

2024-10-18

Comment citer

MACEDO, Vanessa. Narrativas de si: um ato político nas obras cênicas de mulheres . Revue Brésilienne des Études en Danse, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 133–154, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2024.v3.n5.64153. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/64153. Acesso em: 21 nov. 2024.